A vereadora Grazi Oliveira (Psol) assumiu nesta quarta-feira (2) a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre. Criada em 2015, a Procuradoria atua na promoção da equidade de gênero, no combate à violência e à discriminação contra as mulheres, além de zelar e fiscalizar seus direitos.
Entre as atribuições do órgão estão o acolhimento e orientação às vítimas, o recebimento de denúncias de violência no âmbito do Legislativo e a garantia da participação efetiva das vereadoras nas atividades parlamentares.

Durante a solenidade de posse, que reuniu parlamentares, lideranças feministas, comunitárias e representantes de órgãos públicos, Oliveira destacou a importância histórica das mulheres que abriram caminho nas lutas por direitos e reafirmou seu compromisso com a vida, a dignidade e a cidadania das mulheres.
“Nós não podemos esquecer que, para uma de nós chegar até aqui, muita estrada foi percorrida. Não podemos esquecer que são as mulheres negras que estão nas estruturas mais frágeis da sociedade e que precisamos estar atentas a essa realidade. Nós não seremos silenciadas”, declarou.

A nova procuradora também ressaltou a urgência de ações efetivas diante do agravamento da violência de gênero e das dificuldades de acesso a políticas públicas. “Em um estado onde o feminicídio se tornou epidemia, onde mulheres esperam meses por exames preventivos, enfrentam a falta de vagas nas creches e a ausência de políticas do cuidado, não há espaço para omissão. Essa Procuradoria precisa agir!”, afirmou.
Com mandato de seis meses à frente da Procuradoria, Grazi garantiu que o período será marcado por escuta, acolhimento, fiscalização e ação. “Defender os direitos das mulheres e combater todas as formas de violência sempre será um compromisso do nosso mandato”, concluiu.
