A Prefeitura de João Pessoa irá promover nos dias 11 e 12 de julho a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM-JP), com o tema ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas’. O evento, realizado por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), acontece após uma década desde a última edição.

A programação inclui uma palestra magna da professora Regina Célia, vice-presidente do Instituto Maria da Penha, além de discussões temáticas e a eleição de delegadas para a etapa estadual. A conferência será realizada no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe, com abertura no dia 11, das 17h às 21h, e continuação no dia 12, das 8h às 17h.
Segundo a secretária executiva da SPPM, Juliana Dantas, o evento representa um marco para a cidade. “A Conferência de Mulheres do município de João Pessoa, após um hiato de dez anos sem realização, representa um marco significativo. Ela promove a participação democrática das mulheres da sociedade civil no planejamento e discussão de políticas públicas voltadas aos seus direitos”.
Ainda segundo ela, a conferência também se propõe a analisar instrumentos e políticas que fortaleçam os conselhos e organismos governamentais municipais voltados à pauta de gênero, e contribuam para a efetivação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A conferência é presidida por Virgínia Velloso, secretária da SPPM, e por Giulliany Gama Gomes, presidente do CMDM. Segundo a ementa do evento, a proposta é garantir representatividade a todas as mulheres, respeitando suas diversas identidades e vivências, com base no princípio da interseccionalidade.
Temas em debate
Os eixos de discussão abordam:
- -Enfrentamento às violências de gênero
- -Saúde integral das mulheres
- -Autonomia econômica e inserção no trabalho
- -Participação política e acesso a espaços de poder
- -Educação para equidade e respeito à diversidade
- -Combate ao racismo e à LBTQIAPN+fobia
- -Acesso a políticas de seguridade, lazer e justa divisão do trabalho doméstico
Processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional
Segundo a coordenação do evento, a etapa municipal é parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, e que ocorrerá entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. Antes disso, haverá a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Paraíba (CEPM/PB), para a qual serão eleitas delegadas em João Pessoa.