Movimentos sociais do Distrito Federal convocam ato nesta quinta-feira (10) em protesto à atuação do Congresso Nacional. Um dos principais eixos da mobilização é a justiça tributária com a taxação dos super ricos, fim da escala 6×1 e a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A manifestação inicia às 17h na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.
A mobilização é nacional, convocada pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular e ocorre em outras capitais do país como São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).
Em Brasília, o ato será realizado em uma das regiões com maior circulação de pessoas do Distrito Federal com o objetivo de fazer um diálogo mais próximo ao povo. “Temos necessidade de conversar com a população, de levar o assunto, essa pauta sobre os desmandos de um Congresso Nacional dominado pela direita e por interesses escusos. Interesses dos mais ricos, em detrimento da população, dos trabalhadores, das famílias desses trabalhadores”, explica Laura Lima, integrante da Rede Lular, uma das organizações que está na construção do ato.
“Essa situação precisa ser mais conhecida pela população e queremos tocar essas pessoas para que se mobilizem pelo direito que elas têm e se defendam desse ataque, porque é um ataque contra a população brasileira por parte de um Congresso, que apesar de eleito, usa subterfúgios para obter privilégios”, observa Lima.
Em publicação nas redes sociais, o deputado distrital Fábio Felix (Psol-DF) reforçou a convocação para o ato: “o Centrão e a extrema direita sabotam as pautas do povo no Congresso Nacional enquanto seguem protegendo os privilégios do andar de cima”.
Serviço
Ato Congresso Inimigo do Povo
Quinta-feira, 10 de julho
A partir das 17h
Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto