O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é oficialmente tema de samba-enredo no Carnaval de 2026 no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito na última quarta-feira (9) pela escola Acadêmicos de Niterói, estreante no Grupo Especial. Como campeã da série Ouro em 2025, o grupo de acesso, a escola será responsável por abrir os desfiles da elite do carnaval em 2026.
Com o título “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o enredo será de autoria do carnavalesco Tiago Martins e do enredista Igor Ricardo. O título faz referência a uma árvore comum no nordeste brasileiro e nas quais o presidente, quando criança, adorava se divertir, explicou Martins na postagem de anúncio da escola do tema que levará à Sapucaí em uma rede social.
Ainda em etapa de pesquisa, letra e música ainda estão em fase de preparação, mas o carnavalesco já adiantou que o enredo contará a história do presidente da República desde a infância, passando pela conscientização política em São Paulo, sua liderança de greves no ABC paulista e a chegada ao cargo mais alto do Executivo. “É uma história de vida de um homem vencedor que levaremos para a avenida”, disse o carnavalesco na mesma postagem. A sinopse e o logo oficial serão lançados em agosto.
Lula nasceu em 1945 na cidade de Caetés, no agreste de Pernambuco. Ainda criança, se mudou com a família para São Paulo. Torneiro mecânico, se aproximou das atividades sindicais no final da década de 1960 e nas seguintes despontou como importante sindicalista e um dos responsáveis pela criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1986 foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo e em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência. Em 2002 é eleito presidente da República pela primeira vez e em 2022 alcança seu terceiro mandato.
Para aqueles ansiosos para os desfiles do grupo Especial em 2026, começa neste domingo (13) a venda de ingressos para os desfiles na Marquês Sapucaí para o público em geral. As vendas serão limitadas a quatro ingressos por pessoa e apenas uma meia-entrada. O anúncio foi feito pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) nesta quarta-feira (9), que liberou a venda de ingressos para os clientes do banco Mercado Pago. Os desfiles acontecem entre os dias 15 a 17 de fevereiro.