Bianca Zanella, de 11 anos, foi encontrada morta pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros que trabalharam no resgate durante a quinta-feira (10). A menina caiu do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), durante um passeio com os pais.
A família vive em Curitiba (PR) e visitava o Parque Nacional da Serra Geral durante as férias. De acordo com o pai de Bianca, no momento da queda a criança corria em direção a um banco de descanso quando caiu na borda do cânion, onde não havia proteção.
Ainda segundo a família, Bianca teria Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A operação de resgate durou cerca de dez horas e envolveu drones, helicóptero, câmera térmica e rapel.
“Por volta das 17h30 com auxílio de um Drone do Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda. De imediato, as equipes iniciaram a montagem dos equipamentos para acessar por cordas o cânion, haja visto que devido às condições climáticas, as aeronaves não conseguiam operar com segurança no local. As equipes seguiram os trabalhos no local noite adentro e próximo das 23h chegaram até a vítima, que infelizmente já estava sem vida”, diz trecho da nota divulgada pela corporação, que acrescenta “profundo pesar” em relação ao ocorrido.
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), também lamentou publicamente a morte da menina, destacando solidariedade “à família que enfrenta uma perda irreparável”.