Com foco na ludicidade, na oralidade e na valorização da diversidade linguística do Brasil, o Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo (SP), realiza a programação Estação Férias até o dia 29 de julho. Gratuita e aberta ao público, a iniciativa ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h, no Pátio B do museu, que fica colado à Estação da Luz, do metrô, no centro da capital paulista.
Segundo Lucas Michelani, produtor do museu, a proposta foi inspirada na mostra temporária Fala Falar Falares, atualmente em cartaz. “Construímos, junto com a Crialudis, um cenário totalmente diferente para o pátio, levando em conta toda a ludicidade, a criatividade, o livre-brincar”, explica. As atividades são pensadas para envolver adultos e crianças de forma criativa, afetiva e formativa.
Entre os destaques estão oficinas de contação de histórias, brincadeiras com gírias e trava-línguas e jogos que exploram expressões regionais. “Usamos o próprio Brasil como inspiração e colocamos um pouquinho do que conseguimos abarcar desse ‘paisão’ com as oficinas”, conta Michelani.
Uma das atrações é o “palavratório”, um varal onde as crianças criam e penduram palavras inventadas. “A ideia é formar um dicionário vivo e mutável. Toda vez que você passar lá, vai ter uma palavra nova, uma definição nova, uma inventividade”, diz.
Aos sábados, sempre às 14h, há apresentações especiais. No dia 13, a Banda Estralo abre a programação com histórias cantadas. Nos dias 26 e 27, o público poderá conferir uma instalação artística de grande porte, mas, segundo Michelani, os detalhes ainda são surpresa.
Para participar, não é necessário se inscrever nem pagar entrada. Basta chegar. A entrada pode ser feita pela calçada ou diretamente pela estação da CPTM e do metrô. Confira a programação completa.
Serviço
Estação Férias no Museu da Língua Portuguesa
- Museu da Língua Portuguesa – Pátio B (ao lado da Estação da Luz)
- De 9 a 29 de julho, de terça a domingo
- Das 10h às 17h
- Entrada gratuita
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira, uma às 9h e outra às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.