Ouça a Rádio BdF

‘Íntimo, cru, e apenas sobre sentimento’, define Lio sobre disco mais recente da banda Tuyo

Trio curitibano revisita sua trajetória musical e reflete sobre a elaboração de álbum inédito

“Foi como fazer um livro com vários capítulos”, ilustra Layane Soares, também conhecida como Lay, ao descrever o processo de criação do disco Chegamos Sozinhos em Casa, em conversa com Thiago França. No episódio número 70 do Sabe Som?, os integrantes do trio Tuyo comentaram sobre o percurso criativo e as inspirações em suas produções musicais, e como as faixas conectadas umas às outras têm um aspecto “tão íntimo, cru, e apenas sobre sentimento”, da forma como esclarece Lilian Soares.

Prestes a completar dez anos de estrada, o trio composto por Lay, Lilian Soares, conhecida como Lio, e Jean Machado, detalha o caminho trilhado durante a criação das nove faixas que compõem o disco lançado em maio de 2021. O trabalho, que consolidou ainda mais o nome do Tuyo na cena musical brasileira, também lhes rendeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

“Deu certo, nem acredito”, comentou Lio, em tom de surpresa ao relembrar a trajetória que os levou até Las Vegas, nos Estados Unidos, para a cerimônia da premiação. Entre risos, os integrantes compartilham bastidores da experiência, como o fato de os artistas precisarem pagar para adquirir o troféu caso vençam a categoria, sem deixar de demonstrar gratidão pela conquista: “Foi por causa do Bruno Jorge que nós fomos parar no Grammy, né?”

A princípio, Lio revela que “muito da nossa lírica está apoiada nas nossas vivências, nas nossas egrégoras e nos nossos convívios”, destacando a forma como o próprio cotidiano acaba se tornando fonte de inspiração no momento de compor. Em concordância, Machado também reforça sua conexão sentimental com a música e como “uso a música para chegar no estado de espírito que eu precisar”.

Não apenas em seu último álbum, mas ao longo da sua existência, o Tuyo já participou de produções de outros músicos, como ironiza Lio ao relembrar do sonoro “sim, pelo amor de Deus” ao aceitar o convite de Baco Exu do Blues para colaboração na faixa Flamingos, da mesma forma que Lay recorda a maneira que “me surpreendeu, achei chocante”, referente à participação de Lenine na música Fracasso, composta pelo trio curitibano.

Os integrantes do Tuyo salientam ainda que não têm pretensões, a curto prazo, de lançar um novo disco, mas que não irão abandonar o cenário artístico e que, possivelmente, podem figurar e marcar presença nas composições de outros artistas. Como a própria Lio sublinha: “a gente nunca vai largar a música!”

O podcast Sabe Som? vai ao ar toda sexta-feira, às 10h da manhã,  e está disponível nas principais plataformas de podcast como Spotify e YouTube Music.

Veja mais