Até o final de 2024, a extensão de estradas rurais na China atingiu 4,64 milhões de quilômetros, informou o ministro de Transporte chinês, Liu Wei. Em coletiva feita esta semana, o chefe da pasta afirmou que foram asfaltadas, até o ano passado, todas as estradas de mais de 30 mil municípios e cerca de 500 mil vilas do país.
Ao todo, a China possui 38.714 divisões administrativas de nível municipal, segundo dados do Ministério de Assuntos Civis, e 656.027 vilas. Isso significa que mais de 77% dos municípios e mais de 76% das vilas têm estradas asfaltadas.
A iniciativa não é menor no país e está conectada a uma concepção antiga. Um provérbio popular na China é: “Se quiser prosperar, primeiro construa estradas”.
Essa ideia foi retomada a partir do 18º Congresso do Partido Comunista da China, em 2012, apontando para as novas medidas de combate à pobreza e revitalização rural que viriam nos seguintes anos.
Desde esse ano, o Estado chinês investiu mais de 4,9 trilhões de yuans (R$ 3,8 trilhões) na construção de estradas rurais, e mais de 1,2 trilhão de yuans (R$ 931 bilhões) em manutenção.
A iniciativa ganhou maior impulso com o conceito proposto pelo presidente chinês Xi Jinping, em 2014, de “quatro boas estradas rurais”, que estipula que as estradas rurais devem ser bem construídas, bem geridas, bem mantidas e bem operadas.
Um dos objetivos é deixar, no passado, o cenário de “ficar coberto de poeira em dias ensolarados e lama em dias chuvosos”. Estradas rurais são fundamentais para que comunidades rurais de zonas muito montanhosas não fiquem isoladas ou possam se transportar mais facilmente. Províncias como Guizhou ou Yunnan (ambas na região Sudoeste), possuem mais de 90% dos seus territórios com montanhas.
Essas estradas são planejadas e implementadas como parte de grandes tarefas nacionais da China, como a erradicação da pobreza, a estratégia de revitalização rural e a modernização agrícola e rural.
Essa afirmação consta no documento “Desenvolvimento de Estradas Rurais na China na Nova Era“, divulgado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado no final do ano passado.
Cada vez mais as estradas rurais têm rodovias turísticas de Shanxi (Rio Amarelo, Grande Muralha e Taihang), que conectaram 5.630 vilas.
“Agricultores abriram pousadas rurais, pomares de colheita e hospedagens temáticas ao longo das estradas, aumentando a renda das comunidades e impulsionando o desenvolvimento regional”, disse Liu.