Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

AGENDA 2030

Mais 12 municípios gaúchos entram no Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável

Evento na PUC/RS teve apoio do governo federal e das Nações Unidas

31.jul.2025 às 18h38
Porto Alegre (RS)
Eugênio Bortolon
Mais 12 municípios gaúchos entram no Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável

Representantes dos 12 novos municípios assinam o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável durante solenidade na PUCRS - Foto: Anderson Pontes

Mais 12 municípios formalizaram esta semana a sua adesão ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável no Rio Grande do Sul. A participação faz parte do projeto Meu Município pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O acordo foi feito no evento “Solenidade Estadual ODS RS Cidade do Amanhã” no auditório HP do Tecnopuc, em Porto Alegre.

A Secretaria Geral da Presidência da República, o Comitê Nacional dos ODS (Cnods), do Farol Social Hub – Tecnopuc e da United Nations Academic Impact (Unai), apoiaram a iniciativa, que consolida a sustentabilidade no Rio Grande do Sul, segundo Rossana Parizotto, coordenadora regional do comitê.

Para ela, os municípios gaúchos estão assumindo gradativamente compromissos com o Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável no estado e no país. Nesta última adesão entraram na ODS RS e no Movimento Nacional as cidades de Pareci Novo, Restinga Seca, Estância Velha, Esteio, São Marcos, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Guaíba, Dois Irmãos, São José do Sul, Nova Petrópolis e Gravataí.

“Esta é a maior rede voluntária estadual de mobilização em favor da Agenda 2030″, afirma Parizotto.

A programação do encontro teve como destaque a palestra magna da professora e doutora Edimara Mezzomo Luciano, da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Ela apresentou reflexões sobre inovação, gestão pública e responsabilidade compartilhada. Também ocorreu o lançamento oficial do Prêmio ODS RS 2025, que reconhecerá boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no estado, e a apresentação do Summit ODS RS.

Pré-COP30

Solenidade Estadual ODS RS “Cidade do Amanhã”, realizada no Tecnopuc, formalizou novas adesões de cidades gaúchas à Agenda 2030 e lançou o Prêmio ODS RS 2025 – Foto: Anderson Pontes

O evento é oficial pré-COP30, que acontecerá em outubro e reunirá lideranças para fortalecer o compromisso coletivo com a Agenda 2030. O COP30 é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas que acontecerá em Belém (PA), em novembro de 2025. É a primeira vez que o Brasil sediará a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para discutir e definir estratégias globais de combate às mudanças climáticas.

Entre as presenças institucionais na PUC/RS, estiveram o subsecretário de Inteligência Mercadológica da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Fernando Preusser de Mattos, e o diretor do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Tomas Fiori, representando o governo do RS.

“O Cidade do Amanhã representa mais do que uma solenidade. É um chamado à ação coletiva para construir um Rio Grande do Sul mais justo, inclusivo e sustentável. Estamos muito felizes com a adesão dos municípios e com o fortalecimento da nossa rede,” destaca Parizotto.

O que é o Movimento Nacional ODS RS

O movimento é uma articulação suprapartidária e plural, formada por voluntários comprometidos com a implementação da Agenda 2030 no estado. Com mais de 350 signatários, atua desde 2020 mobilizando pessoas e organizações a adotarem práticas sustentáveis em seus territórios. Sua sede está localizada no Tecnopuc, em Porto Alegre.


A Agenda 2030, também conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um plano global das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável até 2030. Ela estabelece 17 objetivos e 169 metas interligados, abrangendo dimensões sociais, econômicas e ambientais. O objetivo principal é erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos, sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações.


Principais pontos da Agenda 2030


•⁠ ⁠Compromisso Global: a Agenda 2030 foi adotada por todos os 193 estados membros da ONU em 2015, com o objetivo de ser implementada até 2030.

•⁠ ⁠17 Objetivos: a Agenda estabelece 17 ODS, que são interligados e abrangem diversas áreas, como erradicação da pobreza, fome zero, saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa, energia acessível, cidades sustentáveis, ação climática, entre outros.

•⁠ ⁠Metas Específicas: para cada um dos 17 ODS, existem metas específicas a serem alcançadas, totalizando 169 metas.

•⁠ ⁠Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 visa promover um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades, abrangendo as dimensões social, econômica e ambiental.

•⁠ ⁠Ação Integrada: a Agenda enfatiza a importância da colaboração entre governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos para alcançar os objetivos.

•⁠ ⁠Monitoramento e Revisão: existem mecanismos para monitorar o progresso em relação aos ODS e suas metas, com revisões periódicas para avaliar os resultados e identificar áreas que precisam de mais atenção.

Editado por: Marcelo Ferreira
Tags: direito ao desenvolvimento sustentávelmeio ambientepolítica pública

Notícias relacionadas

CLIMA

Pepe Vargas (PT) defende pacto pelo crescimento sustentável no RS

ENCONTRO EM BELÉM

Povos tradicionais do Brasil e exterior cobram protagonismo na COP30 e na luta contra mudanças climáticas

Faixa de Gaza

ONU fracassa em conter Israel, e Estados seguem cúmplices de ‘genocídio ao vivo’, diz especialista em Relações Internacionais

Futuro sustentável

Ministra Nísia Trindade diz que Agenda 2030 da ONU não é possível sem mudanças sociais globais

Veja mais

Direito à moradia

Ato denuncia ameaça de despejo de quase 100 famílias da Ocupação dos Queixadas, em Cajamar (SP)

transfobia

Banheiros não são trincheiras do ódio: veto a pessoas trans volta a rondar em Petrópolis (RJ)

Cultura e direitos

Diálogos Antirracistas: Evento com Cida Bento e Joel Zito discute branquitude e mercado de trabalho em SP

Preconceito

PGR é acionada após denúncia de intolerância religiosa praticada por Marco Feliciano

impunidade

Cinco deputados do DF votam a favor da PEC da Blindagem

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • EUA
    • Cuba
    • Venezuela
    • China
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.