Na manhã desta sexta-feira (01), estudantes realizaram um protesto na entrada da sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG), contra o chamado “tarifaço norte-americano” imposto ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos.
Durante a manifestação, os jovens queimaram um boneco com o rosto do presidente Donald Trump e exibiram uma faixa com os dizeres “Soberania é o povo no poder”, além de gritarem palavras de ordem em defesa da soberania nacional.
:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
Jovens queimaram um boneco com o rosto do presidente Trump
Os manifestantes denunciaram que o tarifaço representa um ataque político e econômico do imperialismo estadunidense à soberania brasileira. Segundo os estudantes, a medida foi recebida com conivência por parte do bolsonarismo, do governo Zema, da FIEMG e da mineradora Vale, que teriam adotado uma postura “entreguista e estimuladora do ataque, ao venderem o país aos interesses imperialistas e sugarem o povo mineiro”.
A mobilização integra o dia nacional de lutas em defesa da soberania, convocado por organizações como a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Em Belo Horizonte, o ato acontece esta sexta-feira, às 17h, na Praça Sete.