O Centro Cultural Piollin promove, nos dias 8 e 9 de agosto, a partir das 19h, a Mostra de Arte Aberta Piollin, que convida o público para duas noites de apresentações gratuitas de circo, teatro e dança. A programação reúne grupos convidados e marca a estreia do espetáculo ‘Nascente da Vida’, criação coletiva dos educandos do Piollin, com participação especial do cantor paraibano Elon.
A mostra celebra o encerramento do primeiro ciclo formativo do ano e apresenta os resultados artísticos construídos nas atividades pedagógicas do Piollin. Em ‘Nascente da Vida’, os jovens artistas abordam temas como pertencimento, transformação e futuro. Elon interpretará uma canção durante uma das cenas do espetáculo.
Um evento que já é tradição no Piollin
Realizada anualmente, a Mostra é uma das atividades mais tradicionais do centro cultural, instituição que já conta com 48 anos de história. O evento se consolidou como um espaço de intercâmbio cultural, reunindo estudantes de teatro, dança e circo que estão iniciando sua trajetória artística, educandos de outras instituições e centros culturais, além de artistas profissionais reconhecidos. Segundo a coordenadora artística do Piollin, Nyka Barros, a proposta é que iniciantes possam aprender com profissionais experientes, tanto assistindo quanto dialogando sobre processos criativos, fortalecendo a troca de saberes e experiências.
“É uma característica dessa mostra apresentar trabalhos dos nossos educandos e educandas, bem como de estudantes de arte de outras instituições, espaços e centros culturais. Também participam artistas profissionais, promovendo essa troca, fruição e aprendizado. Assim, quem está iniciando sua jornada artística pode aprender assistindo, ter acesso a artistas experientes e dialogar sobre o fazer artístico. Trata-se, portanto, de um evento que conecta iniciantes e profissionais já consolidados na cidade”, destaca Barros.
A mostra também promove a convivência de diferentes linguagens artísticas, incluindo a cultura popular, a música e o circo – este último, uma das atividades mais fortes do espaço Piollin.
Barros aproveita para lembra que o evento nasceu como ‘Mostra de Teatro Aberto Piollin’, inspirado no conceito da ‘Obra Aberta’ de Umberto Eco, que remete a experimentação e construção constante. Com o passar do tempo, a programação se expandiu para outras linguagens, incorporando também dança e circo.
Momentos marcantes
A Mostra tem uma trajetória marcada por momentos importantes ao longo dos anos. Em 2010, realizou o ‘Piollin Mostra Piollin’, com apresentações dos trabalhos dos educandos e educandas das oficinas de arte e cultura, encerrando as atividades pedagógicas daquele ano com espetáculos de teatro e circo. Entre 2012 e 2013, surgiu o ‘Encontro de Teatro Aberto Piollin’, voltado para apresentações de grupos amadores e comunitários, com oficinas e palestras formativas . Mais recentemente, em maio de 2025, o Centro Cultural Piollin foi tema de uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa, celebrando seus 45 anos de trajetória e contribuição para a arte e cultura no estado.
Programação diversificada
A abertura da Mostra deste ano, nesta sexta-feira (8) conta com ‘O Castelo da História’, espetáculo da atriz Aline Karla. Também se apresentam o Grupo Circense Fora do Eixo, e o Grupo de Capoeira Angola Palmares Roger, que atua há anos no bairro do Roger com um trabalho na preservação e difusão da capoeira.
No sábado (9), a Mostra começa com o espetáculo ‘Nascente da Vida’, dirigido pelas professoras do Piollin, seguido de apresentações da Caravana do Núcleo Cultural de Pedras de Fogo (PB) com produções de teatro e dança. A noite também terá o Grupo de Mulheres Ekun Dayo, coordenado pela coreógrafa Luciana Peixoto, e será encerrada com o Grupo Batuque de Lei. O evento conta com entrada gratuita e classificação livre.
Serviço
Mostra de Arte Aberta Piollin
-08 e 09 de agosto de 2025
-19h
-Centro Cultural Piollin – R. Prof. Sizenando Costa, s/n – Baixo Roger, João Pessoa (PB)
-Entrada gratuita; classificação livre

