Nesta quarta-feira (13), às 18h, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na rua Riachuelo, nº 1190, em Porto Alegre, receberá a cerimônia de entrega do Prêmio Lila Ripoll de Poesias. Com mais de 2 mil obras inscritas nesta edição, o evento reafirma a força da poesia como expressão artística e instrumento de transformação social.

A cerimônia de entrega será um encontro entre escritores, leitores e amantes da literatura. Os vencedores serão anunciados em diversas categorias, e os poemas selecionados publicados em uma coletânea especial. O evento é gratuito e aberto ao público, reforçando o compromisso com a democratização da cultura.
Criado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Prêmio Lila Ripoll homenageia uma das vozes mais potentes da literatura brasileira. Poeta, jornalista e militante política, Lila Ripoll (1905–1967) foi uma mulher à frente de seu tempo. Sua obra, marcada por uma profunda sensibilidade social, abordava temas como justiça, liberdade, feminismo e resistência à opressão. Em plena ditadura militar, sua poesia tornou-se símbolo de coragem e denúncia.
Além de reconhecer talentos literários, o prêmio carrega o legado de Lila: “Valorizar a poesia como ferramenta de consciência crítica e de afirmação da dignidade humana”. Ao reunir autores de diferentes gerações e estilos, o evento também promove o diálogo entre tradição e contemporaneidade, revelando no novas vozes que mantêm viva a chama da criação poética.
Também pode ser visitada até sexta-feira (15), das 8h30 às 18h30, a exposição sobre o Prêmio Lila Ripoll de Poesia, no Espaço Deputado Carlos Santos, térreo do Palácio Farroupilha. A mostra é formada pelos poemas vencedores em primeiro lugar de cada edição da premiação. Também destaca os poemas vencedores em 1º, 2º e 3º lugar da 19ª edição.
ALRS abre inscrições para o Sarau do Solar 2026
O Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) abriu as inscrições para o edital de seleção do Sarau do Solar – Temporada 2026. O processo vai escolher artistas e projetos musicais que irão compor a programação do tradicional evento cultural promovido pelo Legislativo gaúcho. As inscrições seguem abertas até 29 de setembro e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário online disponível neste link.

Para participar, é necessário preencher os seguintes requisitos: Apresentar currículo do(a) artista ou conjunto, com até 2 mil caracteres, incluindo espaços; Informar pelo menos um link para matéria de imprensa ou clipagem sobre o trabalho; Disponibilizar ao menos um link para material audiovisual, que será analisado pela comissão de seleção; Escrever uma sinopse do projeto musical inscrito, com até 1,5 mil caracteres, incluindo espaços; Listar o repertório, com referências autorais.
Saiba mais sobre o Sarau do Solar
O Sarau do Solar é realizado pela Assembleia desde 1993, quando foi inaugurada a restauração do Solar dos Câmara (rua Duque de Caxias, 968), construção histórica que desde então concentra a maior parte das iniciativas culturais do Parlamento gaúcho. Consiste na promoção de espetáculos musicais, com entrada franca, em temporadas anuais que vão de março a dezembro. Por sua relevância para a cidade, foi agraciado por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Compatibilizando as expectativas do público geral nas mais diversas expressões musicais, o Sarau busca alternar vertentes e tendências. Os objetivos são estimular a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional.
As apresentações, que contemplam diversos gêneros, são realizadas, por padrão, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, com edições especiais no Teatro Dante Barone e no jardim do Solar. Com a reforma dos dois espaços, o Sarau do Solar está sendo itinerante em espaços culturais da Capital e do interior do Estado do Rio Grande do Sul.
Mostra Política de Cinema
Além disso, de 12 de agosto até 16 de dezembro, ocorre a Mostra Política de Cinema, em celebração aos 190 Anos da Assembleia Legislativa RS. As exibições, com acesso gratuito, ocorrem no Memorial do Legislativo (rua Duque de Caxias, 1029) e na Cinemateca Paulo Amorim (Casa de Cultura Mario Quintana), conforme a programação. As exibições serão sempre às 19h e contam com a presença de cineastas, roteiristas, atores, músicos e convidados especiais para um bate-papo com o público.