O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder estadunidense, Donald Trump, iniciaram as negociações na base militar de Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca, nesta sexta-feira (15), para discutir a resolução da guerra da Ucrânia.
Os dois líderes pousaram para fotos à imprensa antes do começo das negociações, mas se abstiveram de fazer declarações, trocando algumas palavras através dos tradutores.
Anteriormente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o encontro entre os líderes dos EUA e da Rússia deveria durar de 6 a 7 horas.
Segundo ele, essa suposição se baseia no fato de que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, terão primeiro uma reunião individual e, em seguida, com a participação de assessores.
“Em seguida, haverá negociações dentro das delegações, possivelmente no formato de um almoço de trabalho. Em seguida, os líderes se dispersarão por um tempo e, em seguida, se reunirão para uma coletiva de imprensa conjunta. Bem, em geral, pode-se imaginar que, é claro, pelo menos 6 a 7 horas serão dedicadas a isso”, disse Peskov.
No entanto, no último momento, a secretária de imprensa da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que o formato planejado das negociações entre Donald Trump e Vladimir Putin foi alterado: em vez de um encontro bilateral entre os dois líderes, ficou determinado que a reunião teria início no formato de três pessoas de cada lado.
O secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff participam do lado dos EUA; o chanceler Serguei Lavrov e o assessor presidencial Yuri Ushakov acompanham o presidente russo. Ela não informou se a composição da delegação russa nesta parte das negociações seria expandida proporcionalmente.
Anteriormente, presumia-se que os presidentes dos dois países conversariam individualmente e, posteriormente, outras autoridades se juntariam a eles para um café da manhã de trabalho. Ao final das negociações, é aguardada uma entrevista coletiva.
Trump chegou a Anchorage cerca de duas horas antes do horário previsto para a reunião, e o avião de Putin pousou na base militar local 20 minutos depois.
Após a recepção na pista de pouso, Putin e Trump apertaram as mãos e pousaram para fotos. Em seguida, se dirigiram para o local da cúpula no mesmo carro, no Cadillac do presidente dos EUA.