A Prefeitura do Recife iniciou, na última sexta-feira (15), uma ação de arrecadação de livros usados para sua rede de bibliotecas municipais. O objetivo é receber livros em bom estado para ampliar os acervos públicos e promover o hábito de leitura entre os recifenses. As entregas da campanha Um livro doado, um novo leitor podem ser feitas diretamente nas bibliotecas das seis unidades da rede Compaz ou nos quatro centros de leitura espalhados pela capital pernambucana.
A ação é da secretaria municipal de Cidadania e Cultura de Paz, responsável pelos centros comunitários da paz (Compaz) e pela rede de bibliotecas públicas. “A campanha é para convidar o cidadão a estimular a leitura e fortalecer as bibliotecas. Um livro esquecido na estante de uma pessoa pode ser, na vida de outra pessoa, a porta de entrada em um novo mundo”, diz Túlio Arruda, titular da secretaria.
São esperadas doações de livros infantojuvenis, de literatura, livros técnicos de interesse geral, desde que estejam todos limpos, preservados, sem rasgos ou rasuras. O órgão destaca que não são aceitos livros com espiral ou folhas soltas, obras com fungo, mofo, infestadas ou com sujeira, enciclopédias anteriores a 2020, dicionários anteriores à reforma ortográfica de 2009, recortes ou coleções de jornais ou revistas, xerox, trabalhos acadêmicos ou empresariais não publicados e nem mídias obsoletas (VHS, fita cassete etc).
É fundamental que os voluntários observem o horário de funcionamento do ponto de entrega dos livros. No caso das bibliotecas populares, elas ficam abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. Os Compazes funcionam de segunda a sábado, das 8 horas às 20 horas (exceto no sábado, que fecha ao meio-dia). A biblioteca digital do Pina, na antiga passarela, abre de domingo a domingo, a partir das 9 horas, fechando ao meio-dia nos fins de semana e às 21 horas durante a semana.
Pontos de arrecadação:
Centro:
Ponto de Leitura Espaço Liberdade, no Parque Treze de Maio, na rua Mamede Simões, nº 111, Boa Vista.
Compaz Dom Hélder Câmara, na rua Lourenço de Sá, nº 140, na Ilha de Joana Bezerra.
Sede da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, no 1º andar da Prefeitura do Recife, avenida Cais do Apolo, sem número, bairro do Recife.
Zona norte:
Biblioteca Popular de Casa Amarela – Jornalista Alcides Lopes, na rua Major Afonso Leal, sem número, Casa Amarela
Compaz Eduardo Campos, na avenida Aníbal Benévolo, sem número, Alto Santa Terezinha;
Zona oeste:
Compaz Miguel Arraes, na avenida Caxangá, nº 653, Madalena.
Compaz Ariano Suassuna, na avenida General San Martin, nº 1208, Cordeiro;
Biblioteca Popular de Afogados – Jornalista Ronildo Maia Leite, na rua Jacira, sem número, Afogados.
Zona sul:
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna (antiga passarela), na rua Manoel de Brito, nº 192, Pina.
Compaz Leda Alves, na rua José Rodrigues, sem número, no Pina.
Compaz Paulo Freire, na Ladeira da Cohab, nº 10, Ibura.