É uma liderança jovem atuando no território com a pauta climática? Com essa pergunta, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil convida as iniciativas de todo o mundo a se conectarem com a agenda de ação climática global no Mutirão das Juventudes.
As ações inscritas no mapeamento serão amplificadas nas redes a partir da campanha com a hashtag #MutiraoCOP30, compartilhadas com enviados especiais, círculos e demais atores do ecossistema da Presidência da COP30. A plataforma multilíngue é liderada pelo time da Jovem Campeã Climática da COP30, Marcele Oliveira.
O mapa interativo com as ações lideradas por jovens seguirá disponível até o final da COP30, em reconhecimento ao protagonismo das juventudes nas soluções climáticas. O encontro será realizado em Belém, no estado do Pará, em novembro.
“Nós sabemos que essa COP30 pode mudar o debate de justiça climática no mundo, fortalecendo as soluções que vêm do Sul Global. Nosso desafio, enquanto Presidência Jovem, é garantir formas para que os espaços de engajamento sejam compreendidos, tenham participação expressiva das juventudes e façam sentido para quem está dentro, mas também para quem está fora dos processos mais técnicos das Conferências de Clima. É COP30 pra todo mundo!”, destaca Marcele Oliveira.
O Mutirão COP30 das Juventudes está disponível para inscrições (neste link). A chamada ficará aberta durante todo o mês de agosto. Ações lideradas por jovens serão incluídas no mapa interativo disponível no site.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
Os eixos são categorizados por frentes de atuação: pesquisa, ciência, tecnologia, SBNs e conhecimento ancestral; reflorestamento, agroecologia, combate à fome e ao racismo ambiental; atividades territoriais, cuidado coletivo, saúde mental; educação climática, cultura, combate à desinformação; cidades resilientes, adaptação, transição justa e NDCs; e ativismo e incidência política por justiça climática.
“Ação é sinônimo de juventudes. Com criatividade e mão na massa, fazemos o verdadeiro mutirão. Essa plataforma reforça o nosso protagonismo na pauta climática enquanto presente e futuro, amplificando os trabalhos realizados como parte desse mutirão, dessa ação coletiva, todo mundo junto, torcendo pela implementação da Agenda de Ação e colaborando da nossa maneira. Vai ser lindo ver todos esses trabalhos sendo impulsionados pela rede da COP30, e alcançando mais visibilidade!”, completa Marcele Oliveira.