O presidente russo, Vladimir Putin, realizou uma ligação telefônica para o líder brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (18) para compartilhar informações sobre os resultados da cúpula no Alasca, onde se reuniu com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, na última sexta-feira (15).
Em nota, o Planalto informou que a conversa durou cerca de 30 minutos e foi avaliada pelo presidente Lula como “positiva”. O líder russo também reconheceu o papel do Brasil na busca de uma mediação na resolução do conflito ucraniano.
“Na ligação de cerca de 30 minutos, Putin compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, em 15 de agosto, que avaliou como positiva. Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China”, diz o comunicado.
O Palácio do Planalto acrescentou que “o presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia” e “desejou também sucesso às continuadas negociações”.
O Kremlin também publicou uma nota em seu site, afirmando que “Lula da Silva destacou a importância das informações que lhe foram transmitidas, inclusive levando em consideração o trabalho que está sendo realizado no Grupo de Amigos da Paz na Ucrânia, co-presidido pelo Brasil”.
“Foi confirmado o interesse mútuo no aprofundamento do diálogo russo-brasileiro, bem como na estreita cooperação no âmbito do Brics”, completa o comunicado russo.
Anteriormente, nesta segunda-feira (18), Vladimir Putin também conversou com os líderes da Índia, África do Sul, Belarus, Cazaquistão, Uzbequistão e Tadjiquistão, sobre os resultados da reunião com Trump.
O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com o seu homólogo dos EUA, Donald Trump, na última sexta-feira, no Alasca, para discutir a resolução da guerra da Ucrânia. Mas não houve anúncios sobre acordos ou avanços concretos sobre a resolução do conflito. Ambos os líderes, no entanto, destacaram aspectos positivos do diálogo e manifestaram o desejo de manter as conversações.
Nesta segunda-feira, Donald Trump recebe o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes da União Europeia, para discutir os resultados da cúpula no Alasca.