A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que vai interromper o fornecimento de água em 27 bairros de João Pessoa, além das cidades de Cabedelo e Conde, nesta terça-feira (19). A paralisação acontecerá das 7h às 23h, para a execução de serviços de manutenção corretiva e preventiva no Sistema Gramame.
Na capital, os bairros afetados incluem Mangabeira I a VIII, Valentina, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Castelo Branco, Altiplano, Costa do Sol, Jardim São Paulo, Miramar, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bairro dos Estados, João Agripino, Tambauzinho, Brisamar, Treze de Maio, Roger, Cristo, Rangel, José Américo, Funcionários I a III, Geisel, Cidade Verde, Grotão, Colinas do Sul e o Distrito Industrial.
Segundo a Cagepa, o fornecimento será retomado de forma gradativa a partir das 23h do mesmo dia.
Manutenção preventiva
O Sistema Gramame é responsável por grande parte do abastecimento de água na Região Metropolitana de João Pessoa. A manutenção preventiva e corretiva é fundamental para evitar problemas futuros, como vazamentos, interrupções inesperadas e perda de eficiência no fornecimento.
Segundo a Cagepa, o abastecimento de água em João Pessoa e cidades vizinhas tem passado por desafios históricos, incluindo expansão urbana rápida, aumento da demanda e períodos de seca. Criada em 1975 com o objetivo de organizar e distribuir água tratada de forma eficiente, a Cagepa enfrenta dificuldades estruturais em períodos de alta demanda ou manutenção emergencial, como a que ocorre nesta terça-feira. A empresa orienta que os moradores façam o uso racional da água antes da paralisação e armazenem água de forma segura para consumo doméstico e que a população deve ficar atenta ao retorno gradativo do abastecimento a partir das 23h.