A Orquestra Feminina de Bateria e Percussão Batucas fará, em 29 de agosto, a primeira imersão de 2025. Com duração de duas horas, as oficinas vão trazer o samba como material de estudo para práticas percussivas e vocais. As aulas serão ministradas no estúdio do coletivo, na av. Protásio Alves, 624, em Porto Alegre (RS). Elas ocorrerão das 18h30 às 20h30 junto de um bate-papo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

De acordo com Julia Pianta, regente do grupo musical, a ideia do encontro é dar um panorama teórico breve sobre os ritmos e as nuances, e, em seguida, partir para a parte prática, utilizando alguns dos instrumentos de percussão e as vozes. “A imersão é uma oficina pensada para ser uma experiência do que é ser uma Batuca”, pontua Pianta. “O objetivo é que as alunas tenham um contato mais próximo com instrumentos, além de se familiarizarem com questões rítmicas, de pulso da música e da conexão com o corpo”, explica a regente.
A aula de canto será ministrada pela musicista Raquel Pianta, e engloba os aquecimentos vocais – de respiração e corpo – e o aprendizado de uma canção para as alunas cantarem juntas. Sempre pensando nas atividades para iniciantes na música, tanto os aquecimentos quanto as canções serão trabalhadas de forma acessível para todas. Importante ressaltar que as atividades são sempre voltadas exclusivamente para mulheres.
Já a parte percussiva ficará aos cuidados de Biba Meira e Julia Pianta, que também é professora de pandeiro, na escola Batucas. No encerramento será feita uma celebração com todas as participantes tocando e cantando juntas.

Do batuque para as agendas políticas
A Orquestra Feminina de Bateria e Percussão Batucas é uma escola e um grupo musical, de engajamento social. Fundada pela baterista Biba Meira, referência nacional e integrante de bandas como o DeFalla, a unidade de ensino surgiu em 2015 com a proposta de fortalecer mulheres por meio da arte. Desde então, as Batucas se multiplicaram em grupos vocais e de percussão, oficinas de pandeiro, dança e, mais recentemente, aulas de inglês. Em maio de 2025, completou 10 anos.
O coletivo faz parte do calendário cultural da Capital e já se apresentou em eventos como a Bienal do Mercosul, Feira do Livro de Porto Alegre e ações em comunidades e escolas públicas. Com um trabalho que ultrapassa o palco, a escola atua também em iniciativas de fortalecimento de mulheres e lutas sociais, como nas atividades com o grupo Mulheres Mirabal, na Lomba do Pinheiro, no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) e junto ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).
Serviço
Imersão Batucas: especial samba – oficina de percussão + vocal
Data: 29 de agosto (Sexta-feora)
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Estúdio das Batucas – Av. Protásio Alves, 624 – Porto Alegre (RS)
Valor: R$ 100
Inscrições aqui.