O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou na última semana que irá isentar todos os alunos da rede estadual de ensino da taxa da prova discursiva do Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A isenção foi anunciada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Anderson Moraes, e pelo vice-reitor da Uerj, Bruno Deusdará, e é fruto de uma parceria entre a Secti, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a própria Uerj. Até então, os candidatos pagavam R$ 120,00 para participar do Exame Discursivo. Já a taxa de inscrição da Prova Objetiva é de R$ 90.
As inscrições para o Exame Discursivo – composto por uma redação e dois testes específicos, de acordo com a opção de curso – serão realizadas de 9 de setembro a 3 de outubro. Podem concorrer, os candidatos aprovados (pontuação acima de 40% – conceitos A, B, C e D) em pelo menos um dos dois Exames de Qualificação.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
O vestibular da Uerj é dividido em duas etapas, uma objetiva e outra discursiva. A primeira etapa ocorre duas vezes por ano e o estudante pode optar por realizar uma ou duas vezes, caso queira aumentar a nota.
As inscrições para cada etapa são feitas de forma separada e exigem o pagamento de duas taxas. Para os estudantes que tiverem o pedido de isenção aceito por critério de vulnerabilidade socioeconômica, a taxa da segunda etapa é automaticamente retirada. A mudança agora é que mesmo para aqueles que não tiverem a isenção da primeira fase, podem ter isenção na etapa discursiva, caso sejam alunos de escolas da rede pública do estado.