Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Brasil

MINERAÇÃO

Mineração de recursos estratégicos para transição energética impõe novos desafios

MAM realiza, de 24 a 28 de agosto, seu II Encontro Nacional e debate uso do subsolo e novo modelo mineral para o país

23.ago.2025 às 05h00
Belém (PA)
Mariana Castro
Mineração de recursos estratégicos para transição energética impõe novos desafios

Vale investe R$ 70 bilhões para produção de minério de ferro e cobre no Pará, com o chamado 'Novo Carajás'. - Ícaro Matos

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) começou a ser organizado no estado do Pará para combater os impactos do Projeto Grande Carajás, em 2012. Inicialmente chamado Movimento dos Atingidos Pela Mineração, mudou seu nome a partir da compreensão de que não cabe apenas às pessoas atingidas pelos empreendimentos minerais construir uma alternativa ao modelo de mineração.

“O estado brasileiro precisa dizer aonde minerar e aonde não minerar. Da forma que está, minerando em todos os lugares, trará consequências enormes à natureza, à própria economia e para a sociedade”, explica Charles Trocate, pesquisador e membro da coordenação nacional do MAM.

Minerações subterrâneas tendem a crescer no país com objetivo de explorar minerais estratégicos. Foto: FPMIN

Entre as discussões recentes do movimento está o uso do subsolo brasileiro, ou seja, o controle popular e a gestão sustentável dos recursos minerais e naturais presentes no subsolo, que segundo reforça o movimento, pertence ao povo e ao território.

“Precisamos debater com a sociedade brasileira a função social do subsolo, o subsolo que por natureza é estatal, portanto, do povo. Não pode e não cabe só ao estado definir aonde deve haver mineração. Controlar o subsolo significa que não há biodiversidade sem geodiversidade, porque os efeitos geofísicos das minas ficam aqui, enquanto a gente exporta o produto de exportação”, complementa Trocate.

Uma das grandes bandeiras de luta do movimento, é que a população tenha autonomia e participação nas escolhas do uso da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) recebida pelos municípios impactados para benefício coletivo.

“A gente também é uma bandeira de luta fundamental em pensar a questão da compensação financeira, a Cfem, o quanto os territórios que já estão engendrados na indústria capital são engolidos e não são promovidas nenhum tipo de política pública, nenhum tipo de desenvolvimento econômico”, esclarece Karine Martins, da coordenação do MAM.

Parauapebas é o maior arrecadador de impostos sobre mineração no Brasil, mas reivindica direitos básicos. Foto: Ícaro Matos

Em regiões onde a mineração é uma das principais atividades econômicas, a exemplo de municípios do Pará e Minas Gerais, ocorre o que pesquisadores chamam de minério dependência, onde o Estado tem algum grau de dependência da atividade e dos recursos arrecadados, mas não há um retorno eficaz de políticas públicas de desenvolvimento à população.

“Nada fica ali, tudo vai para o capital internacional e, com isso, a população fica desassistida e cria um problema que a gente chama de minério dependência, cidades que só funcionam em torno dessa economia, e quando ela falha, a cidade fica desprovida de tudo, então são cidades que não promovem nenhum tipo de desenvolvimento social e iludem a comunidade com a promessa de desenvolvimento, economia viva, empregabilidade, e a gente sabe que não é isso”, diz Karine Martins.

Encontro marca nova fase da exploração mineral no país, que recorre a minerais estratégicos para transição energética. Foto: MAM/Divulgação

O II Encontro Nacional do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) começa neste domingo (24) e vai até o dia 28, em Fortaleza, no Ceará, enquanto espaço coletivo para denunciar os impactos da mineração e do agronegócio, fortalecer alianças e construir estratégias em defesa da vida.

“Será um encontro festivo, que vai reunir não só o nosso encontro, mas vamos também realizar nossa primeira feira dos produtos de agrobiodiversidade e nossa segunda plenária nacional das mulheres, encontro de pesquisadores e pesquisadoras da mineração”, explica Karine Martins, da coordenação do MAM.

Entre os debates propostos pelo encontro está a extração de minerais estratégicos, a exemplo de lítio, níquel, cobalto, grafite, cobre, terras raras e nióbio, recursos naturais essenciais para tecnologias de baixo carbono, hoje chamados de minerais do futuro, que compõem o debate das mudanças climáticas, em relação à transição energética.

“A gente tem sido impactado por essa questão das mudanças climáticas e a grande alternativa é a transição energética, mas temos que pensar a custo de que suor. Qual suor e qual sangue vai ser derramado para nutrir essa necessidade do norte global? Como essa extração vai ser feita no nosso território brasileiro?”, finaliza Karine Martins.

loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

DIÁLOGOS

MG será destaque no II Encontro Nacional do MAM com denúncias e propostas sobre mineração

500 anos em 10

‘País minerado’: 58% de toda área minerada na história do Brasil surgiu na última década

Veja mais

MINERAÇÃO

Mineração de recursos estratégicos para transição energética impõe novos desafios

Corrupção

Justiça argentina investiga denúncia de corrupção que envolve advogado e irmã de Milei

porte ilegal de arma

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF 

Vitória

Lei de iniciativa popular contra o avanço da mineração é aprovada na Câmara de Itarantim (BA)

resposta ao stf

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação de prisão domiciliar

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.