O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) realizou uma live nesta sexta-feira (22), descumprindo medidas judiciais que o obrigam a ficar fora das redes sociais. Na transmissão, ele fez ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), principal antagonista da extrema-direita brasileira na atualidade.
O vídeo ao vivo durou cerca de uma hora. O senador mostrou a tornozeleira eletrônica que usa desde o último dia 4, e se disse vítima de “perseguição”. Ele citou a Lei Magnitsky, decretada pelo governo dos EUA contra Moraes, e disse que pessoas ligadas a ele devem ser alvo da mesma sanção.
O bolsonarista prometeu, ainda, buscar organismos internacionais e governos de outros países para pressionar o ministro. “Você não sabe com quem você se meteu”, desafiou. “Eu vou para cima de você”.
Investigado no inquérito dos atos antidemocráticos e por ataques a policiais federais, Do Val teve as contas bancárias bloqueadas por ordem do ministro do Supremo. Durante a transmissão, ele mostrou os cartões – que, no momento, não pode usar.
Esta não é a primeira vez que o senador desafia ordens judiciais. Em julho, viajou aos Estados Unidos com a família, mesmo impedido de deixar o país. Na ocasião usou passaporte diplomático, já que está sem acesso ao passaporte comum desde 2023. Ao retornar, foi recebido pela PF ainda no aeroporto.