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Educação

Edital nacional premia práticas pedagógicas de ensino de histórias e culturas indígenas

Iniciativa do ISA e do Fneei reconhece propostas que fortalecem Lei 11.645/2008

01.set.2025 às 11h25
São Paulo (SP)
Adele Robichez, Gabriela Carvalho e Lucas Krupacz
Integrantes da Fneei pedem reconhecimento das histórias, saeres e territórios indígenas nos currículos escolares

Integrantes da Fneei pedem reconhecimento das histórias, saberes e territórios indígenas nos currículos escolares - Oziel Ticuna/Fneei

“Esse edital vem para revolucionar a educação brasileira”, afirma Daniela Kaingang, professora, militante e coordenadora-executiva do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (Fneei). A iniciativa, lançada nesta segunda-feira (1º) pelo fórum e pelo Instituto Socioambiental (ISA), busca reconhecer práticas pedagógicas que implementem a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras na educação básica.

O edital “Aldear a Educação Básica: fortalecendo a Lei 11.645/08” vai premiar dez ações pedagógicas de relevância social, dividindo a premiação igualmente entre professores indígenas e não indígenas. Cada proposta selecionada receberá certificado nacional de reconhecimento e um vale-presente de R$ 2 mil. As iniciativas devem ser realizadas em escolas públicas ou privadas, abrangendo todas as etapas da educação básica, da educação infantil ao ensino médio e técnico.

“Importante destacar essa divisão das atividades: 50% das atividades premiadas vão ser de autoria de professores indígenas. Tem uma importância de garantir essa representatividade também”, explica Kaingang.

Implementação ainda insuficiente

Segundo a professora, mesmo após 18 anos da promulgação da Lei nº 11.645, ainda há lacunas na efetivação. “Nós verificamos, a partir dessa nota [técnica], que a implementação dessa lei não ocorre efetivamente. Então, a partir daí, nós começamos a pensar formas de implementá-la de modo efetivo. E o edital vem para coroar isso”, diz.

Ela ressalta que, nas escolas não indígenas, o tema geralmente aparece apenas em datas comemorativas, como no Dia dos Povos Indígenas, celebrado em abril. “Uma maneira de mostrarmos a importância de o profissional implementar essa lei e a importância de combater o racismo estrutural existente no Brasil, principalmente nas escolas não indígenas, é mapear e premiar ações que promovam impacto na educação escolar”, defende.

Parcerias

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Alana e a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 1º de outubro, por meio deste link. As propostas vencedoras serão divulgadas no site mirim.org, plataforma do ISA dedicada a conteúdos indígenas.

“Esperamos atingir todo o Brasil, pretendemos atingir todas as regiões, todos os espaços de educação. Pretendemos, com essa parceria de grandes instituições, como o Instituto Alana, a Anmiga, o ISA, trazer visibilidade para a Lei nº 11.645”, reforça Kaingang.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Monyse Ravena
Tags: cultura indígenaeducaçãoLei 11.645
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