Sem informação diversa e qualificada não há cidadania e, sem cidadania, não existe democracia. Nos tempos da ditadura de 1964 foi a imprensa alternativa, quase sempre fundada e gerida pelos próprios jornalistas, que peitou o autoritarismo. Foram pequenos e atrevidos jornais que sofreram a pior perseguição e censura e, eventualmente, tiveram seus responsáveis presos e processados.
Quarenta anos após o término da ditadura, ainda são os alternativos, agora presentes na chamada blogosfera progressista, que levantam uma agenda diferenciada, tocando naqueles pontos nevrálgicos que a mídia corporativa, por conveniência ou conivência, prefere não tocar.
Vamos conversar com alguém que, tanto sob o regime dos generais quanto agora, vinculou sua trajetória profissional à essa imprensa que perturba a pasmaceira da pauta imposta diariamente pelos grandes meios.
Elmar Bones da Costa, é o editor do jornal JÁ, de Porto Alegre, que acaba de completar 40 anos de luta no front da comunicação. Relatando sua passagem pelo Coojornal – um dos cinco mais influentes veículos alternativos do país nos anos 1970/80 – ele trata também dos tempos de agora e do que considera a missão de um jornalista no Brasil de hoje.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda