Neste sábado (6), após duas sessões da Mostra Ambiental de Cinema do Recife (Maré), o tradicional Cinema São Luiz exibe uma série de curtas-metragens pernambucanos. Com ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria a partir das 18h30, a sessão tem início às 19h30 e traz cinco filmes: Surfbúrbio, de Nino do Espírito Santo; Metroréquiem, de Adalberto Oliveira; Kiv, de Cézar Maia; Nova Aurora, de Victor Jiménez; e encerra a noite com Escavações, de Celso Costa e Daniela Câmara. A sessão é seguida de debate.
O cinema fica na rua da Aurora, nº 175, na esquina com a avenida Conde da Boa Vista, centro da cidade.
O curta Escavações marca a estreia da jornalista e atriz Daniela Câmara como diretora. O “filme-poema” é inspirado num dos textos do seu livro Ruídos da Alma. A produção mostra uma mulher que retorna ao território de sua juventude, no Cabo de Santo Agostinho, enquanto versa sobre memória, sobre o trabalho das mulheres nativas como marisqueiras e pescadoras, destacando a força de personagens invisibilizadas no cotidiano das cidades.
Daniela Câmara tem 37 anos de carreira, passando pelo teatro, televisão e cinema, sendo indicada a prêmios em festivais de cinema de Gramado e Brasília, além de ter recebido homenages de autoridades públicas do Recife e de Pernambuco. Ela estará na 2ª temporada da série Cangaço Novo (Amazon Prime) e Agrestes (de Alice Gouveia).
Com roteiro de Celso Costa, o filme foi integralmente rodado no Cabo, entre as piscinas naturais da praia de Suape e as ruínas do parque histórico Armando de Holanda Cavalcanti, na Vila Nazaré, valorizando as paisagens e o patrimônio histórico do município, que fica a 40 quilômetros do Recife. Em julho, o Escavações teve uma exibição pública na Vila Nazaré. Antes, foi exibido em escolas da rede pública no Cabo. O curta-metragem foi realizado com apoio de recursos públicos municipais, através da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho; e federais, através da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
Mostra Ambiental de Cinema
O sábado e domingo no São Luiz é de sessões da Maré, cuja programação reúne filmes nacionais e internacionais que tratam de conflitos socioambientais, povos originários, biodiversidade e natureza. Os ingressos são distribuídos gratuitamente a partir de uma hora antes de cada sessão.
Leia: Mostra de cinema e meio ambiente tem sessões gratuitas no Recife