O cantor e compositor Arlindinho e a escritora e pesquisadora Angélica Ferrarez são os convidados da quarta edição do encontro Mora na Filosofia, que ocorre na quarta-feira (10), às 19h, na Casa Savana, no centro do Rio.
A quarta edição do encontro Mora na Filosofia, promovido pela Festa Literária das Periferias (Flup) tem como ponto de partida um verso da música O meu lugar, canção imortalizada na voz de Arlindo Cruz, compositor do samba ao lado de Mauro Diniz. Uma canção que fala do samba como território de pertencimento, pensamento e criação coletiva.
Um dos convidados é o próprio Arlindinho, representante de uma nova geração de sambistas e filho do cantor e compositor morto em agosto. Ao lado dele está Angélica Ferrarez, referência nos debates sobre feminismo negro no Brasil, com uma produção que articula literatura, identidade e transformação social.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
A mediação é da produtora cultural e pesquisadora Vanessa Pereira, a conversa reúne trajetórias marcadas pelo compromisso com a cultura e com a escuta das ruas. Ao Brasil de Fato, Pereira disse que o encontro tem se consolidade como um “um grito literário do samba” e adianta que o encontro desta noite fará um histórico de Arlindo Cruz e da relação de Madureira com o samba. “Queremos reforçar que Madureira, bairro que receberá a Flup 25 é uma das Pequenas Áfricas Carioca, lugar onde não existe solidão e lá temos a esperança num mundo melhor!”, completou.
Para fechar a noite, o grupo Samba na Serrinha, fundado em Madureira, zona norte carioca, realiza uma apresentação cheia de sucessos do gênero.
O Mora na Filosofia recebeu nas edições anteriores importantes nomes da cultura brasileira, como a cantora Leci Brandão, a homenageada deste ano na Flup, Conceição Evaristo, o sambista e compositor Cléber Augusto, a ativista Jurema Werneck e o cantor Marcelo D2. Os encontros seguem até outubro, encerrando sempre com uma roda de samba.
O Mora na Filosofia também é um processo de formação literária: 35 textos inéditos, de uma turma de 70 pessoas, serão selecionados para integrar um livro que será publicado pela Flup no próximo ano.
Serviço
Encontro Mora na Filosofia com Arlindinho, Angélica Ferrarez e Samba da Serrinha
Local: Casa Savana
Endereço: Rua Camerino, 162
Horário: 19h
Preço: Gratuito