O Brasil de Fato anunciou nesta quarta-feira (10) a assinatura de um acordo de cooperação jornalística com o portal chinês Guancha.cn (观察者网), ampliando as redes de comunicação popular entre países do Sul Global.
A parceria busca levar aos leitores na China o acesso a perspectivas populares sobre o Brasil e vice-versa, superando a mediação feita pela cobertura das mídias hegemônicas ocidentais sobre a realidade dos dois países.
O acordo, intitulado “Cooperação Jornalística para uma Visão Popular Global”, estabelece as bases para colaboração editorial entre os dois veículos, com foco na cobertura de experiências socialistas, movimentos populares e alternativas ao modelo neoliberal dominante.
As mídias – referentes em cada um dos seus países em jornalismo independente e centrado no povo, em termos chineses –, também visam desenvolver iniciativas de materiais informativos conjuntos, algo até o momento pouco explorado entre as mídias asiáticas e latino-americanas.
“Como duas mídias de profunda influência política da China e do Brasil, a conclusão do acordo de cooperação estratégica entre Guancha e Brasil de Fato significa que os dois maiores países mais distantes do planeta ganharam mais um elo de informação e cultura, abrindo possibilidades mais amplas”, disse o editor-chefe da Guancha, He Shenquan.
“Esta parceria surge em um momento histórico em que as vozes do Sul Global ganham centralidade”, afirmou Nina Fideles, diretora-executiva do Brasil de Fato. “Por décadas, nos impuseram um papel subordinado na arquitetura do poder midiático internacional. Devemos, mais que nunca, construir nossas próprias pontes de comunicação”, completou.
Vozes contra-hegemônicas
He Shenquan Editor Chefe da Guancha, destaca o fato de que a cooperação visa ir além do intercâmbio de notícias e análises.
“Tanto o Guancha quanto o Brasil de Fato são veículos de posicionamento claro, estilo único e atenção ativa aos assuntos internacionais, compartilhando ideias e missões semelhantes, com diversos pontos de cooperação a serem ativados e explorados. A assinatura do acordo é apenas o início: por meio da cooperação prática entre as duas partes, um mundo mais amplo e diversificado será aberto”.

A diretora do veículo brasileiro destaca que a nova parceria permitirá fortalecer o trabalho que o veículo já vem fazendo no país. “Entendemos que o Brasil de Fato é o veículo que melhor cumpre o papel de explicar os reais contextos, não apenas na China, como em outros países que levam a cabo experiências contra-hegemônicas”.
O acordo prevê cooperação entre os veículos para produção de séries de reportagens em texto e audiovisual, entre outras produções conjuntas, para além da troca de conteúdo já existente.