Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Brasil

Conteúdo patrocinado

Com agenda ampliada, Exporta Mais Brasil aproxima empresas brasileiras de compradores internacionais

Programa da ApexBrasil já movimentou R$ 553 milhões e prevê fechar 2025 com 13 rodadas de negócios em diferentes estados

16.set.2025 às 08h00
São Paulo (SP)
Redação

O empresário Fabio Ottaiano, fundador da Lenvie Parfums, conta que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi decisiva para a internacionalização da marca. “Foi por intermédio da ApexBrasil que começamos a olhar para fora. Fizemos o trabalho junto com a ApexBrasil, definimos a prioridade”, diz, em depoimento ao podcast Histórias Exportadoras, produzido pela Agência.

Atualmente, a empresa está presente em 22 lojas no Chile e no Uruguai e deve chegar a mais 26 no México. Ottaiano afirma que a expectativa é de que as exportações representem de 20% a 30% do faturamento já no próximo ano.

A Lenvie Parfums é uma das empresas que participam do programa Exporta Mais Brasil, criado em 2023 pela ApexBrasil, e que tem se consolidado como uma das principais iniciativas para apoiar empresas nacionais no processo de internacionalização.

Em entrevista por e-mail ao Brasil de Fato, a agência explica que “o programa promove um encontro entre empresas brasileiras exportadoras ou que querem começar a exportar com compradores internacionais em eventos organizados dentro do Brasil”.

Além das rodadas de negócios, como são chamadas as reuniões formais, os importadores estrangeiros convidados participam de visitas técnicas a indústrias e unidades produtivas.

De acordo com a agência, essa etapa permite “conhecer um pouco melhor a estrutura produtiva do país naqueles setores, visitar empresas e imergir na realidade brasileira”.

Como funciona

De acordo com a ApexBrasil, o programa está estruturado em dois momentos distintos. O primeiro é o Diálogos Exporta Mais Brasil. No site oficial da Agência, eles são descritos como encontros formativos, abertos ao público, que “compartilham conhecimento sobre oportunidades de exportação em diversos setores”.

O segundo momento são as Rodadas de Negócios, quando compradores internacionais vêm ao Brasil para reuniões presenciais com empresas selecionadas. Além das rodadas, há visitas técnicas para que os importadores avaliem a produção de perto.

Na entrevista, a ApexBrasil destaca que, para os empresários brasileiros, trata-se de “uma oportunidade muito interessante para desenvolver novos negócios internacionais a um custo baixo, já que não é preciso sair do país”.

Para os compradores, acrescenta, é “uma oportunidade interessante de conhecer novos fornecedores e de absorver informações sobre o perfil do setor no Brasil, além de ter uma imersão cultural e de negócios muito relevante”.

O site oficial informa que cada rodada possui um regulamento próprio, que define perfil, critérios e prazos. As empresas precisam se inscrever e passar por um processo de seleção. As oportunidades são divulgadas com antecedência na aba “Notícias” do site da ApexBrasil. Já os compradores internacionais são convidados pela agência de acordo com o setor em foco.

Segundo a ApexBrasil, já foram feitas edições para inúmeros segmentos da economia, como alimentos e bebidas industrializadas, alimentos e bebidas saudáveis, frutas, cafés, serviços de TI, artesanato, moda, embarcações, entre vários outros.

Resultados desde 2023

De acordo com a ApexBrasil, de agosto de 2023 a dezembro de 2024, o programa promoveu mais de 6 mil reuniões de negócios, envolvendo 875 empresas brasileiras e 305 compradores internacionais, em 28 edições. Nesse período, o volume projetado, ou seja, a expectativa de vendas informada pelas empresas e compradores após os encontros, chegou a pouco mais de R$ 553 milhões.

Em 2025, até o início de setembro, foram realizadas nove edições, com 259 empresas nacionais e 66 compradores estrangeiros, além de R$ 92 milhões em expectativas de negócios fechados. O balanço ainda será atualizado com os resultados das rodadas de máquinas e equipamentos, em Esteio (RS), e de alimentos e bebidas industrializadas, em Goiânia (GO), ambas finalizadas em 5 de setembro.

De acordo com o site oficial do Exporta Mais Brasil, o próximo evento será dedicado a frutas e derivados, em Macapá (AP). No total, serão 13 rodadas ao longo do ano, cada uma voltada a um setor específico e realizada em um estado diferente. A agenda começou em abril, em Aracaju (SE), com foco em alimentos e bebidas saudáveis, e seguiu para Brasília (DF), dedicada à tecnologia da informação e comunicação.

Outros casos de sucesso

Um caso relatado pela Agência Gov, portal de notícias do governo federal, em 2024, é da artesã Eliene Bispo, do Tocantins, que trabalha com capim dourado. Bispo participou de uma edição do Exporta Mais Brasil em Fortaleza (CE), em setembro de 2023. O evento reuniu 58 artesãs e artesãos de diferentes regiões e contou com compradores da China e da Áustria.

Antes disso, a empreendedora já havia integrado o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da ApexBrasil, realizada em parceria com universidades e instituições locais, que tem como objetivo preparar negócios brasileiros para iniciar exportações. A ação inclui capacitação e orientação técnica, funcionando como uma etapa anterior às rodadas de negócios internacionais do Exporta Mais Brasil.

“Quando comecei a exportar foi um sofrimento, porque eu não sabia e ninguém sabia explicar como era que fazia [para alcançar mercados no exterior]. Então foi muito interessante participar do PEIEX, porque vi que existem outras maneiras de fazer [negócio]”, contou Bispo à agência.

Foco em pequenas e médias empresas

A ApexBrasil ressalta que os pequenos e médios empresários são os mais beneficiados pelo Exporta Mais Brasil, já que o programa busca reduzir custos e riscos. Segundo a agência, os empresários recebem no Brasil compradores selecionados pela ApexBrasil e com potencial interesse pelo seu produto ou serviço, já que é feito um ‘casamento prévio’ entre a oferta e a demanda.

Em 2025, uma novidade foi a parceria com o Sebrae nacional, que passou a custear passagens e hospedagens para integrantes de micro e pequenas empresas quando a rodada ocorre em outro estado. Para a ApexBrasil, esse apoio “foi fundamental para estimular esse perfil de empresa a buscar a internacionalização”.

Ajustes e inovações

Ao longo de quase dois anos de existência, a dinâmica do Exporta Mais Brasil foi sendo ajustada. A partir de 2025, todas as rodadas passaram a incluir sessões coletivas de preparação, em que são apresentados o perfil dos compradores, a dinâmica da ação e as orientações sobre materiais necessários. Em algumas edições, foi incluída também consultoria individual antes ou depois das rodadas.

Além disso, a ApexBrasil incentiva os participantes a usarem a plataforma digital Buy Brazil, criada pela própria agência para servir de vitrine on-line de produtos brasileiros a potenciais compradores.

Segundo a ApexBrasil, além do potencial de negócios em si, as empresas aprendem muito a partir do feedback dos compradores em relação aos seus produtos e serviços na plataforma.

Diferencial para compradores

O grande diferencial do programa, na avaliação da agência, é a presença dos importadores no Brasil. Para a gerência da ApexBrasil, a vinda dos estrangeiros “é uma estratégia muito eficiente para os dois lados”, tanto as companhias nacionais quanto as compradoras globais.

Em uma rodada de couro e peles, realizada em abril de 2024, por exemplo, o sul-africano Craig van Heerden, diretor da HideSkin, declarou à Agência Gov que foi “uma experiência extraordinária conhecer novos fornecedores do Brasil”.

Já o equatoriano Christian Orbe, gerente da fábrica de calçados Bunky, afirmou à mesma reportagem que “é uma iniciativa linda da ApexBrasil”. Segundo Orbe, a empresa está “abraçando as novas oportunidades com o objetivo de fazer novos negócios”.

[Conteúdo patrocinado pela ApexBrasil.]

Veja mais

Conteúdo patrocinado

Com agenda ampliada, Exporta Mais Brasil aproxima empresas brasileiras de compradores internacionais

Decisão

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros

a história mostra

Execução de Charlie Kirk: tradição violenta da política dos EUA atravessa séculos

Pesa no bolso

‘Refinaria que não refina’: petroleiros pedem a Lula que reverta privatização de Bolsonaro no Amazonas

Congresso

‘Anistia é pauta vencida e não tem chance de prosperar’, diz deputado Rogério Correia

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • Rússia
    • EUA
    • Cuba
    • Venezuela
    • China
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.