O começo da primavera nesta segunda-feira (22) traz uma mudança drástica no cenário climático de São Paulo. Após um período de calor intenso, com temperaturas atingindo a marca dos 30°C, boa parte do estado experimenta a chegada de uma frente fria que promete alterar significativamente o tempo.
A previsão indica chuvas, rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e uma queda acentuada nas temperaturas, com mínimas podendo chegar a 13°C nos próximos dias na capital.
Parte desse contraste térmico já é notável neste primeiro dia de nova estação. O domingo (21) registrou máximas elevadas, favorecendo inclusive a ocorrência de queimadas no interior do estado devido à combinação de calor, tempo seco e vento. Já a segunda-feira apresenta um cenário de instabilidade, muita chuva e temperaturas em rápido declínio.
A frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, encontra o ar quente e úmido sobre o Sudeste, gerando um ambiente propício para temporais isolados e até mesmo a formação de supercélulas de tempestade, com risco de granizo e vendavais.
O fenômeno climático não se restringe a São Paulo. O Sul do Brasil, que já enfrentou vendavais com rajadas de até 101 km/h em Marechal Cândido Rondon (PR) e 82 km/h em Urupema (SC) no domingo, continua sob alerta para chuvas fortes e tempestades.
A massa de ar frio que avança pelo país levará a temperaturas baixas e geada tardia em áreas de maior altitude do Sul, com mínimas abaixo de 10°C em muitos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
No Rio de Janeiro, após o domingo máximas próximas aos 40°C, a frente fria trará chuvas e uma queda de temperatura para 19°C a 24°C até terça-feira (23).
No Centro-Oeste, a instabilidade se espalha, marcando o início gradual da estação chuvosa na região. Brasília, Campo Grande e Goiânia terão pancadas de chuva entre segunda e terça-feira. No entanto, a tendência geral para a primavera é de chuva irregular e temperaturas acima da média histórica em toda a região.
No Nordeste, pancadas rápidas de chuva estão previstas para o litoral nesta semana. No interior, no entanto, o calor deve prevalecer. Um destaque é a capital do Piauí, Teresina (PI), que pode enfrentar calor extremo de até 38 °C até a quarta-feira, com umidade mínima crítica.
Na Região Norte, apesar da instabilidade mal distribuída, Belém e Manaus mantêm o padrão abafado sem chuva forte, enquanto Rio Branco (AC) passa de 35 °C nesta segunda-feira para 29 °C com chuva na terça-feira.
Como estação de transição para o verão, a primavera é caracterizada por um aumento gradual na frequência de dias quentes e uma diminuição dos dias frios. As variações do início da estação, portanto, não são incomuns.
Esse período ainda pode apresentar características mais amenas e até episódios de frio, especialmente nas regiões mais ao Sul, enquanto o final da primavera costuma se assemelhar ao padrão de calor e chuva típico do verão.