O documentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa será exibido em sessão especial exclusiva nesta segunda-feira (22), às 18h30, na TVT. A emissora pode ser sintonizada no canal 44.1 da TV aberta para a Grande SP e no 555, na parabólica, para as demais localidades.
A exibição integra as atividades do Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A data foi criada para expor os impactos do uso massivo de automóveis, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde o trânsito e a poluição aprofundam desigualdades sociais e ambientais.
Resultado de uma parceria entre o Brasil de Fato e a Fundação Rosa Luxemburgo, o filme parte das experiências de quem depende diariamente do transporte coletivo. A obra revela como o atual modelo de cidade multiplica injustiças: jornadas que chegam a cinco horas por dia, salários corroídos pelo preço das passagens, corpos exaustos e vidas submetidas às catracas.
O documentário também aborda as consequências da mobilidade precária na saúde. Faltas em consultas por não ter dinheiro para passagem, sofrimento psíquico causado por longos deslocamentos e mães solo ou trabalhadores da periferia sacrificando autocuidado e convívio familiar em nome do direito básico de se deslocar pela cidade.
“Mais do que uma medida de gestão, a tarifa zero é um projeto de sociedade. Ela envolve saúde pública, redistribuição de renda, combate ao racismo e a reconstrução do sentido de cidade”, afirma Katarine Flor, da Fundação Rosa Luxemburgo, produtora executiva do filme.
Dirigida por Caroline Oliveira e Marcelo Cruz, com roteiro de Vitor Shimomura, a produção traz vozes como Lúcio Gregori, ex-secretário de transportes de São Paulo e um dos idealizadores da proposta de tarifa zero no país; Gisele Brito, do Instituto Peregum; Jô Pereira, presidenta da União de Ciclistas do Brasil; Daniel Santini, coordenador de projetos na Fundação Rosa Luxemburgo; e Elisangela Soldateli, coordenadora do programa de energia e clima na América Latina também da fundação.