Neste fim de semana, Brasília recebe dois eventos que tem como objetivo apoiar a causa palestina. No sábado (27), o Instituto de Cultura Árabe Brasileira (Icab) realiza o sarau Majles 2025, em Brasília, com programação voltada à valorização da cultura palestina e à denúncia sobre a situação nos territórios palestinos ocupados. No domingo (28), o evento Blues pela Palestina ocupará o Eixão do Lazer, reunindo artistas e coletivos musicais em uma ação cultural que chama atenção para a crise humanitária em Gaza e na Cisjordânia.
No sábado (27), a partir das 16h, a edição especial do tradicional sarau do Icab será inteiramente dedicado à Palestina. A programação inclui apresentações de música, poesia, dança e exposições, com participação de artistas e pesquisadores. A proposta, segundo Patricia El-moor, coordenadora cultural do instituto, é celebrar a herança cultural palestina e, ao mesmo tempo, abrir espaço para o debate sobre os desafios enfrentados pelo povo palestino.
“O sarau oferece a oportunidade de se manifestarem, por meio da arte e da palavra, diante do genocídio que acontece aos olhos do mundo e que, infelizmente, ainda não parece perto de acabar. É também um gesto de resistência cultural, que reafirma a importância de não nos calarmos e de construirmos, coletivamente, espaços de escuta e mobilização”, destaca.
No domingo (28), a partir das 11h, o Eixão do Lazer, na altura da 113 Norte, recebe o evento Blues pela Palestina – Sons de Brasília contra o Genocídio. O ato reunirá músicos e coletivos artísticos locais que utilizarão o blues como linguagem de expressão. O gênero foi escolhido por sua trajetória histórica de resistência, originalmente associado à luta da população afro-americana nos Estados Unidos.
Os dois eventos ocorrem em um momento de crescente mobilização internacional à situação nos territórios palestinos ocupados. Desde outubro de 2023, após a intensificação do conflito entre Israel e o Hamas, a Faixa de Gaza enfrenta uma grave crise humanitária.
Serviço
Majles 2025 – Sarau Cultural Palestino
Sábado, 27 de setembro
Das 16h às 19h
Sede do Icab – SCRN 706/707, Bloco D, Ed. Fearab, Sala 101 – Asa Norte, Brasília – DF
Blues pela Palestina – Sons de Brasília contra o Genocídio
Domingo, 28 de setembro
A partir das 11h
Eixão do Lazer – 113 Norte, Brasília – DF