Universidades brasileiras compartilharão suas conquistas científicas com um amplo público e fortalecerão a cooperação internacional com parceiros estrangeiros por meio da rede internacional de mídia TV Brics. O acordo foi assinado pela diretora-geral da TV Brics, Janna Tolstikova, e pela diretora-executiva do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), Rossana Valéria de Souza e Silva.
A parceria tem como objetivo promover o ensino superior e as realizações científicas no cenário global, ampliar a cooperação entre as universidades dos países do Brics+ e desenvolver comunidades profissionais e de especialistas.
“A parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras [GCUB] e a TV Brics tem o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica entre as instituições de educação superior dos países-membros do Brics. Para tanto, pretendemos realizar projetos conjuntos no âmbito da educação superior, ciência, tecnologia e inovação, promovendo a interação entre comunidades acadêmicas, centros de pesquisa e organizações científicas do Brasil e dos demais países-membros do Brics. Aliar o conhecimento especializado na interface entre as relações globais, a Educação Superior e a Ciência, por parte do GCUB, e a expertise da TV Brics nas áreas de comunicação e mídia, nos parece uma decisão acertada, ao ampliarmos a divulgação e o acesso à informação nessas esferas. Nosso intuito é continuar a trilhar o caminho em direção à construção de uma internacionalização acadêmica mais forte e inclusiva. Para isso, a parceria com a TV Brics é fundamental”, afirma Rossana Valéria de Souza e Silva.
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos voltada para as áreas acadêmica, científica e cultural. Fundado em 2008, o GCUB conta com 103 universidades brasileiras e 8 instituições estrangeiras. Os programas e projetos do grupo oferecem aos estudantes, pós-graduandos, pesquisadores e professores a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e compartilhar valores e perspectivas com pessoas de diferentes culturas. Além disso, o GCUB organiza seminários no Brasil e em países parceiros, reunindo pesquisadores de áreas científicas relevantes, e cursos de formação de líderes em cooperação universitária internacional. As atividades do GCUB são realizadas em parceria com organizações internacionais e governamentais, redes universitárias e conselhos de reitores de mais de 100 países em todos os continentes.
A diretora do departamento de cooperação internacional da TV Brics, Aleksandra Burman, informou que atualmente a rede de mídia tem mais de 30 parceiros em instituições de ensino superior da Rússia, Brasil, Índia, China, África do Sul e Irã, incluindo membros da Rede Universitária do Brics, além da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Brasil), o Ministério da Educação Superior de Cuba e o Ministério da Educação de Cuba.
“Com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras [GCUB], compartilhamos objetivos comuns, que incluem promover o desenvolvimento das conexões entre as estruturas educacionais e as comunidades científicas de diferentes países, expandir o alcance geográfico de exportação das melhores práticas educacionais e conquistas. A colaboração entre a TV Brics e o GCUB, que reúne mais de 100 instituições educacionais no Brasil e em outros países, sem dúvida abrirá novas perspectivas e oportunidades para a realização de grandes projetos e iniciativas internacionais”, compartilha Aleksandra Burman.
A TV Brics atua como parceira internacional de informação em diversos eventos importantes organizados por universidades, incluindo o Fórum Kostomarov do Instituto Estatal Pushkin de Língua Russa (Rússia), o fórum de pós-graduação da Universidade Tecnológica de Durban (África do Sul), o Festival de Documentários Brics da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA – Brasil), e, em parceria com a Universidade Jawaharlal Nehru (Índia), realiza videoconferências no âmbito de seu projeto informativo e educacional “Russo Contemporâneo”.