A cantora Pepita, a artista Traemme e a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) estão entre as atrações e personalidades confirmadas da 8ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo, que acontece neste sábado (27), no Largo do Arouche, no centro da capital. O evento, aberto ao público, começa às 11h e propõe um ato político e cultural em torno da “trans(ascendência)”, reafirmando a luta por direitos e a visibilidade da população trans.
“Convidamos todas as pessoas, não só pessoas trans. Além de ser um momento onde as pessoas trans celebram a vida, é um momento para todas as pessoas da sociedade que não querem mais trabalhar com esses conceitos de gênero tão antiquados”, afirmou Pri Bertucci, responsável pela curadoria da marcha, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.
A programação começará com falas políticas no Largo do Arouche. Às 16h, o cortejo seguirá pela Avenida São João, passando pela Praça da República e retornando ao Arouche. A partir das 18h, acontecem shows com Pepita, Traemme e o artista trans não binário Whatever Mike.
Segundo Bertucci, a marcha também busca apontar novos caminhos para o futuro. “O Brasil é o país que mais mata pessoas trans. Temos focado muito nessa questão dos direitos básicos. Mas esse ano é sobre mostrarmos a nossa potência, mostrar para a sociedade que estamos aqui para ajudar o futuro a se remoldar. Não vai ser um futuro binário, onde gênero é tratado dessa forma, onde as pessoas sofrem tamanha violência por conta do seu gênero. Isso não vai existir mais no futuro”, destacou.
O evento é gratuito e segue até as 21h, no próprio Largo do Arouche. “Estamos aqui para marcar esse momento que chamamos de renascença de gênero na sociedade. Não existem só dois jeitos de existir no mundo, somos 8 bilhões de pessoas”, completou Bertucci.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.