Ouça a Rádio BdF

Manoel Ramires

Clima, radares e vagas em creche podem esquentar debate do Plural

Experiência com 20 anos na área de comunicação como jornalista, redator, produtor, assessor de imprensa e assessor político, desenvolvendo a identi...
Curitiba precisa de 27 mil vagas e o orçamento não prevê isso

O debate do Plural.jor acontece há pouco mais de três semanas da eleição e com alguns quadros melhor definidos. Pesquisas eleitorais e suas projeções, motes de campanha, alianças e alfinetadas podem sugerir o que será debatido e em que tom. Uma coisa é clara, o alvo é o Eduardo Pimentel (PSD), que lidera todas as consultas. E os assuntos em seu calo são mudança climática, indústria da multa e vagas em creche. É o que você vê neste FIO DA MEADA DO FEED DO MANOLO.

É O CLIMA | As mudanças climáticas podem e devem encurralar o candidato oficial. E não é apenas a questão do corte de árvores, assunto do momento. Mas também é. As pessoas querem “sombra e água fresca” onde moram, não em árvores plantadas Deus sabe lá onde”. Esse deve ser um dos questionamentos.

Outro, ainda no clima, deve abordar os rios da capital. A grande parte escondida embaixo do asfalto ou poluído. E, em oito anos, muita coisa deixou de ser feita. Assim como em caso de enchentes. Goura (PDT) e Ney (União Brasil), candidatos nesta eleição, têm bons argumentos neste sentido.

RADARES | A indústria da multa também pode animar o debate. A troca da opção por lombadas ou até do valor por notificações educativas demonstram que existem muitas opções a serem discutidas e observadas pelos eleitores.

EDUCAÇÃO | Outro tema que todos concordam é a necessidade do aumento do número de vagas em creches. Até nos números: 10 mil. Nisto, o Feed do Manolo discorda, influenciado pela pedagoga Andréa Barbosa Gouveia, professora da UFPR e doutora em educação pela USP. Segundo ela, Curitiba precisa de 27 mil vagas e o orçamento não prevê isso.

NO PÁREO | Correndo por fora, o debate ainda tem a possibilidade de o candidato Requião (Mobiliza) causar, agora que conseguiu ser convidado a subir ao palco por conta do corte de representação parlamentar. Ainda tem a questão do abordo e da proteção à mulher que Andrea Caldas pode subir aos destaques. Por fim, os ataques à democracia dos bolsonaristas Paulo Martins, vice de Pimentel, e Cristina Graeml.

Veja mais