Nesta sexta-feira (22) acontece a eleição da OAB-PR e de 49 subseções. Três chapas disputam a Ordem no Paraná diante de um grande desafio: se posicionar em breve com relação aos acontecimentos políticos recentes no Brasil, sendo que uma chapa é bolsonarista. Estão inscritas as chapas XI DE AGOSTO, da situação, OAB DEMOCRÁTICA, de oposição, e PELA ORDEM, que é um racha da atual direção.
A chapa XI de Agosto é encabeçada por Luiz Fernando Casagrande Pereira. Com o lema “Coragem de Verdade”, a chapa defende “coragem de verdade para lutar, questionar injustiças e defender, com firmeza e ética, os direitos de todos e de todas, sejam da advocacia, sejam os cidadãos representados por ela perante a Justiça”.
O grupo que está no poder há décadas também promete autonomia das subseções. “A advocacia de cada localidade precisa de autonomia e de condições para potencializar seus planos. Isso gera desenvolvimento com foco em necessidades reais e particulares de cada subseção!”
Já a OAB Democrática tem como candidato à presidente Marlus Heriberto Arns De Oliveira. Uma das pautas da chapa é dar mais voz e espaço para os pequenos escritórios e também aos advogados em geral. O grupo critica o que seriam décadas dos mesmos se renovando no poder.
“É preciso resgatar o papel da OAB/PR como uma instituição verdadeiramente democrática, começando por um de seus pilares: a necessária alternância de poder após 50 anos de um mesmo grupo na sua gestão. O compromisso é dar voz à Advocacia paranaense, incluindo todas as suas vertentes, desde os iniciantes até os profissionais mais experientes”, defende o grupo.
A terceira chapa desta disputa é a “Pela Ordem”, cujo candidato a presidente é Flávio Pansieri. O grupo defende que a OAB volte a ter um protagonismo nesse país. “Não se trata de política, mas do papel que essa instituição tão importante para nós tenha na história do Brasil, principalmente nos tempos sombrios que estamos vivendo, no qual não se tem liberdade de manifestação”, diz o manifesto da chapa que conta com o apoio do candidato à vice-prefeito de Cristina Graeml.
A votação acontece nesta sexta-feira, de forma virtual, sendo o voto obrigatório para os profissionais registrados.