O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, foi reeleito para mais uma gestão como secretário-geral da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi) Nordeste. A eleição ocorreu durante o 5º congresso da entidade, realizado entre os dias 11 e 13 deste mês, em Recife (PE).
Além de ser reconduzido ao cargo, Almeida teve papel central na organização do evento, coordenando as mesas e plenárias do congresso, que reuniu lideranças sindicais de diversos estados da região.
“O congresso foi bastante importante na criação de planos de luta para o próximo mandato, que terá como compromisso uma campanha salarial mais forte, uma comunicação mais efetiva junto aos trabalhadores e dentro da própria Fetrafi, e o papel protagonista dos sindicatos na construção de um país cada vez mais democrático”, afirmou ele.
Durante o evento, foi elaborado um plano de ação voltado para a valorização da categoria bancária e fortalecimento da atuação sindical. “Estamos levando esse plano para cada sindicato e cada entidade, com o objetivo de fortalecer a luta dos trabalhadores junto com a Fetrafi (nacional) e a Federação do Nordeste”, destacou.
Entre as ações previstas está a participação ativa dos bancários na Marcha dos Trabalhadores, que será realizada no próximo dia 29 de abril, em Brasília (DF). “Vamos levar uma delegação tanto da Federação Nordeste quanto do Sindicato dos Bancários da Paraíba. A marcha está sendo organizada pelas centrais sindicais, e nós, bancários, vamos fazer uma forte campanha para mobilizar a base e mostrar que estamos juntos na luta pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores – não só dos bancários, mas de todas as categorias – contra as pautas da extrema direita”, concluiu.
A nova gestão da Fetrafi Nordeste conta com Carlos Eduardo na presidência e Lindonjhonson Almeida na secretaria-geral, e assume o compromisso de ampliar o diálogo com os trabalhadores, fortalecer a organização sindical e seguir na defesa de uma sociedade mais justa e democrática.
“Nós estamos com um plano de luta e discutimos ações importantes para a campanha em defesa dos trabalhadores bancários de todo o Nordeste. É fundam ntal que façamos essa política, porque estamos trazendo a realidade não só para a categoria bancária, mas para todos os trabalhadores”, ressalta Almeida.