Ouça a Rádio BdF
Coluna para publicação das ações e atividades sindicais do estado da Paraíba.

Professor Felipe Baunilha é o novo coordenador-geral do Sintep-PB e reforça defesa da categoria

Ao assumir a coordenação geral, Baunilha enfatizou que o desafio é combinar a experiência acumulada pela entidade com novas práticas sindicais

No último sábado (23), o professor Felipe Baunilha foi escolhido pelo Conselho Diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (Sintep-PB) como novo coordenador-geral para o biênio 2025-2027, a partir de 1º de setembro. Militante dos movimentos estudantis e da educação, Baunilha assume em um momento de grandes desafios para a categoria.

“Estou assumindo para reforçar a nossa luta em defesa da valorização dos profissionais de educação e em defesa da educação pública. Falo isso enquanto trabalhador da educação e enquanto pai de crianças que estudam na escola pública”, ressalta o professor em vídeo de agradecimento na rede social Instagram.

Instagram will load in the frontend.

Desde de 2012, Baunilha é professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. No mesmo ano, filiou-se ao Sintep-PB, participando ativamente das mobilizações sindicais, como a greve de 2015. Sua primeira experiência na direção ocorreu entre 2019 e 2023, à frente da Secretaria de Juventude. Mais tarde, à frente da Secretaria de Organização, ampliou a presença do sindicato nas redes sociais e fortaleceu a comunicação com a base.

A trajetória de militância de Baunilha começou ainda no ensino secundarista, na Pastoral da Juventude Estudantil. Cursou ciências biológicas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, durante a graduação, integrou a direção do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ao assumir a coordenação geral, Baunilha enfatizou que o desafio é combinar a experiência acumulada pela entidade com novas práticas sindicais, adequadas à realidade atual da classe trabalhadora. Segundo ele, a organização por escola e o uso estratégico das redes sociais devem fortalecer ainda mais a luta em defesa dos direitos da categoria e da educação pública de qualidade.

O novo coordenador também ressaltou que a atual gestão obteve avanços significativos, como o novo Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), o pagamento do piso aos contratados, a incorporação da Bolsa de Desempenho aos aposentados e as mudanças na lei das escolas integrais, que garantiram um turno livre para professores. Para ele, o compromisso é seguir com diálogo, responsabilidade e, quando necessário, mobilização da categoria para assegurar conquistas e melhores condições de trabalho.

Também no sábado (23), o Conselho Diretor elegeu, em reunião, as novas coordenações das 13 secretarias executivas do Sintep-PB, que tomam possam no dia 1º de setembro. A medida cumpre o que determina o estatuto da entidade, que prevê a alternância de lideranças ao longo do mandato da diretoria, eleita em 2023.

Confira a composição das secretarias

  • Secretaria de Organização: Antônio Arruda das Neves
  • Secretaria de Administração: Edvaldo Faustino da Costa
  • Secretaria de Formação: Maria Vânia Mendes da Silva
  • Secretaria Sindical: José Martins Neto
  • Secretaria para Assuntos Educacionais, Sociais e Culturais: Edvaldo Miguel Alves
  • Secretaria de Relações de Gênero e Etnia: Fernanda França
  • Secretaria de Comunicação: Joel Cavalcante
  • Secretaria de Finanças: Soraya Cordeiro
  • Secretaria dos Aposentados: Francisca Pereira Lopes Zenaide
  • Secretaria de Funcionário Escolar: Iran Adauto de Carvalho
  •  Secretaria de Gestão Escolar e Especialista em Educação: Luciana Siqueira Walter
  •  Secretaria da Juventude: Janília Paula Rego Pereira
  •  Secretaria de Assuntos Jurídicos: Greiciane Pereira M. Frazão

 

Instagram will load in the frontend.

O Sintep-PB possui 14 regionais, com sedes nas cidades de Campina Grande, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Sousa.

*A opinião contida neste texto não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato PB

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)

Veja mais