O escritor e editor Flávio Ilha lança nesta quinta-feira (8) seu romance de estreia 'Senhor cão'. O livro terá sessão de autógrafo, a partir das 18h30, na livraria Clareira (rua Henrique Dias, 111, no centrinho do Bom Fim). A obra também será lançada em São Paulo, no dia 16 de agosto, na livraria Ria.
'Senhor cão' narra a trajetória de Pedro Póvoa, que se beneficia de sua condição masculina numa sociedade patriarcal para cometer pequenos delitos de comportamento. Premido por uma pressão social cada vez maior acerca de seus atos, muitos dos quais abomináveis, decide migrar para a Portugal onde, julga ele, terá sossego em relação a suas condutas devido à sua dupla nacionalidade.
A “branquitude tóxica” do protagonista, como aponta Paula Sperb na orelha do livro, apresenta várias camadas, desde uma família destruída pela ditadura militar até a violência intrínseca de uma sociedade segmentada e excludente.
“O tom de sonho nas descrições do passado, operando de modo limítrofe entre realidade e delírio, aproxima a literatura de Flávio Ilha à de João Gilberto Noll e seus personagens que alucinam e vivem nas bordas da convenção, muitas vezes ultrapassando-as”, completa Sperb.
Segundo o autor, o romance faz parte de um conjunto de narrativas que tem como objetivo elucidar a origem e as consequências do patriarcado na sociedade brasileira.
“O protagonista do 'Senhor cão' anda por aí, pode ser encontrado em qualquer esquina, e muitas vezes se esconde sob uma roupagem humanista e cidadã. Mas no trato cotidiano, quase sempre deixa escapar seus traços de crueldade e violência contra quem ele julga inferior”, diz.