Ouça a Rádio BdF

Conversa Bem Viver

Programa Bem Viver:  Quilombolas estão ameaçados por obra e podem ficar sem ter onde morar

A Comunidade quilombola da Balsa existe há 62 anos

O programa Bem Viver desta sexta-feira (09/07) traz uma entrevista com o pastor Henrique Vieira, liderança no pensamento progressista na comunidade evangélica. Ele fala sobre a teologia negra e o movimento de devolver a bíblia aos oprimidos.

Você ouve a segunda reportagem especial da série sobre os quilombolas da comunidade da Balsa, no interior do Pará. Famílias estão ameaçadas de ficar sem teto com a pavimentação da rodovia PA-256 que corta 9 cidades no Pará. 

O Bem Viver aborda também os números da Covid-19 no Brasil e traz uma boa notícia sobre a vacina. A Anvisa autorizou que o Instituto Butantan inicie uma nova etapa de testes com o novo imunizante Butanvac desenvolvido pelo laboratório. 

E hoje você confere uma receita deliciosa de canoa de berinjela com Sayonara Salum. 

O programa Bem Viver, é uma produção do Brasil de Fato, apresentado por Nara Lacerda. Ele traz uma prosa diária sobre saúde, alimentação saudável e agroecologia, além de muitos outros assuntos importantíssimos no dia a dia. 

Teologia Negra é devolver Bíblia à origem social, os oprimidos

O programa começa com uma entrevista especial com o pastor Henrique Vieira, da igreja Batista do Caminho. Ele é integrante do Movimento Negro Evangélico, e é considerado uma das lideranças no movimento progressista dentro da igreja. 

A repórter Camila Maciel conversou com ele sobre conservadorismo no segmento evangélico, teologia negra, e desafios para a esquerda no diálogo político com essa parcela da sociedade que representa 30% da população brasileira. 

Tem muita gente que, mesmo não sendo próximo de nenhuma religião, conhece o pastor Henrique Vieira, ele tem alcançado muito sucesso dentro das redes sociais, o religioso é conhecido por  defender a teologia negra, movimento que busca devolver a bíblia para a origem social.

“A Teologia Negra é você devolver a Bíblia à sua origem social, que é a origem dos oprimidos, com uma especificidade, com uma espinha dorsal que é o elemento de raça. (…) Vou resumir da seguinte forma: a Bíblia vem sendo lida e interpretada pela janela da casa grande colonial, a Teologia Negra implode esse lugar e passa a ler a Bíblia pela janela do quilombo.”, declara.

O pastor Henrique também integra o coletivo esperançar de evangélicos por direitos humanos, justiça social e respeito à diversidade, é membro do conselho deliberativo do instituto Vladimir Herzog e foi vereador em mandato coletivo em Niterói, no rio de janeiro, entre 2012 e 2016. Ele é ator especializado na arte da palhaçaria, além de escritor. 

Ameaças contra quilombolas

Na primeira reportagem da série falamos sobre a resistência dos quilombolas da Comunidade da Balsa, localizada no município de Acará, no Pará, você conheceu as pessoas que foram expulsas do território de origem para dar lugar aos interesses privados. Nesta segunda matéria os quilombolas relatam as ameaças da pavimentação de estrada que corta 9 cidades no Pará, obra essencial para a logística do agronegócio. Porém essa famílias podem ficar sem ter pra onde ir. 

A reportagem do Brasil de Fato esteve na Comunidade quilombola da Balsa, que existe há 62 anos, e conversou com diversos moradores sobre a obra da PA-256 e outras violações de direitos. De um total de 180 famílias que não foram ouvidas por nenhum órgão acerca da obra, 25 casas serão destruídas pelo empreendimento.

No entanto, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) determina que qualquer obra que impacte comunidades tradicionais deve não apenas consultar, mas contar com o consentimento dos membros da comunidade e isso não foi feito com os moradores da Comunidade da Balsa. 

 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Veja mais