O Nacho é uma comida de origem mexicana, que recebeu esse nome por conta de seu inventor, Ignacio Nacho Anaya.
A forma mais comum de se fazer esse prato é com tortilhas de milho crocantes em formato de triângulo, com queijo e pimenta jalapeño.
No Brasil e em outros países, a comida mexicana ficou muito popular com as tortilhas, enciladas, nachos, burritos, tacos e o famoso guacamole.
Pensando nisso, a jornalista do Brasil de Fato, Júlia Rohden ensina como fazer Nachos Abrasileirados, uma receita criada pela fundadora do blog Comida Saudável Pra Todos, Juliana Gomes.
Segundo a Juliana, o sucesso do seu preparo depende dos temperos da massa e da atenção total ao tempo de forno. Ela explica que a massa queima muito fácil.
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de milho (fubá) não-transgênico
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de café de pimenta caiena (vai ficar bem picante)
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de sal
Observação:
Caso você prefira fritar a massa, vai precisar de bastante óleo também. Mas dá para fazer assado.
Modo de preparo:
Aqueça o forno a 200 graus. Depois, misture todos os ingredientes numa tigela e trabalhe a massa com as mãos até ficar bem incorporada e nada farelenta. Como se fosse um pão.
Unte uma mesa ou bancada da sua cozinha com farinha de trigo e dê uma leve sovada na massa. Faça uma bolinha e abra com um rolo de macarrão ou garrafa de vidro.Vá amassando até a massa ficar bem lisinha e fininha.
Transfira essa massa para uma assadeira, com cuidado para não quebrar.
Em seguida, faça riscos em forma de triângulo com uma faca. Daí, é só assar a 180 graus por cerca de 10 minutos. Cuidado para não deixar a massa queimar.
Se sobrar, você pode guardar num pote bem fechado ou vidro por até 3 dias. Depois disso vai começar a ficar menos crocante. Se você fizer a versão frita, vai durar mais.