Está no ar mais um episódio do Enfim, sexta!, o programa de análise crítica, progressista e popular do Brasil de Fato MG. Na edição desta semana, a bancada recebeu o deputado fedderal Padre João (PT); a economista e vereadora Luiza Dulci (PT); e o biólogo e integrante do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) Luiz Paulo Siqueira.
A conversa começou com a Semana Camponesa de mobilizações do MST, que culminou em uma audiência com o presidente Lula no Palácio do Planalto. O deputado federal Padre João (PT) analisou os desdobramentos da reunião e as perspectivas para a reforma agrária no país.
:: Ouça o episódio pelo Spotify ::
Também foi destaque o lançamento do clipe “Acampamento Terra Prometida – 23 anos sem reforma agrária”, que denuncia a impunidade do massacre de Felisburgo (MG) e celebra a resistência do movimento.
Na pauta mineira, os debatedores discutiram a pré-candidatura de Romeu Zema (Novo) à presidência, que deve ser lançada em São Paulo — o que gerou críticas e ironias de mineiros nas redes sociais. A economista e vereadora de BH Luiza Dulci (PT) apontou os motivos dessa escolha e os possíveis impactos da candidatura.
O programa também abordou a crise da extrema direita, com destaque para a recente advertência do ministro Alexandre de Moraes a Jair Bolsonaro, que descumpriu medidas cautelares impostas pelo STF, mesmo estando com tornozeleira eletrônica.
Encerrando a edição, o trio debateu o avanço do projeto de tarifa zero nos ônibus de Belo Horizonte. Um novo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que a medida teria baixo impacto financeiro para as empresas da cidade — apenas 0,9% da folha salarial. Os convidados discutiram os potenciais da proposta e a expectativa da população em torno da iniciativa.