Ouça a Rádio BdF

Jornal Brasil Atual - Edição da ...

Câmara define comissões, ignora STF e elege deputado condenado Daniel Silveira

Também nesta edição, STF retoma julgamento da pauta verde, que foi travada pelo ministro André Mendonça

Na escolha das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (27), o parlamento brasileiro ignorou o Supremo Tribunal Federal (STF) e elegeu Daniel Silveira (PTB-RJ) como 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, comandada por Aluisio Mendes (PSC-MA). Ele também foi escolhido como membro titular do mais importante colegiado da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Condenado pelo STF, Silveira recebeu indulto (“graça”) do presidente da República, que está sendo contestado no próprio STF.

A CCJ, por sinal, tem agora como presidente o deputado baiano Arthur Maia, do União Brasil, partido formado a partir da fusão entre DEM e PSL. Ele substitui a bolsonarista Bia Kicis (PL-DF). Maia foi relator da “reforma” administrativa, que o governo não conseguiu aprovar. Essa mesma legenda comandará ainda as comissões de Minas e Energia (Fabio Schiochet, de Santa Catarina) e Esporte (Delegado Pablo, do Amazonas).

Mais definições

Outras eleições já confirmadas foram para deputados do PP: Pinheirinho (MG) na Comissão de Seguridade Social e Família e Covatti Filho (RS) na Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pelo PSD, Marco Bertaioli (SP) fica na presidência da Comissão de Finanças e Tributação e Sidney Leite (AM), na de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Também foi definido o comando da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: Milton Coelho (PSB-PE). O PL, com Giacobo (PR), fica com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural.

Tucanos com Relações Exteriores

Entre as eleições já concluídas, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ficou com a Defesa do Consumidor e Pedro Vilela (PSDB-AL), com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Já Leônidas Cristino (PDT-CE) comanda a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Paulinho da Força (Solidariedade-SP) é o novo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

A Câmara tem 25 comissões permanentes. A eleição ocorreu com atraso devido às mudanças provocadas pela “janela” partidária, encerrada no dia 1º.

Confira as principais notícias desta quarta (27/04), no áudio acima.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual

Veja mais