Ouça a Rádio BdF

PAPO ESPORTIVO | O goleiro Sidão e a crueldade de torcedores e imprensa esportiva

A TV Globo errou feio. Mas dentro dessa confusão ainda tem o torcedor

Até mesmo quem não acompanha o futebol brasileiro ficou ciente daquilo que aconteceu com o goleiro do Vasco, Sidão, no último domingo (12). Depois de falhar em um dos gols sofridos pela sua equipe contra o Santos (o Peixe venceu por três a zero), vários torcedores votaram no jogador como “craque do jogo”, prêmio que a TV Globo dá ao melhor da partida em votação popular. Talvez tenha sido uma forma de protesto pela atuação do arqueiro cruzmaltino, uma brincadeira com quem estava na transmissão ou com o próprio jogador, sei lá. O que ninguém esperava era ver Sidão recebendo o “prêmio” num dos momentos mais constrangedores do ano. Quem sabe da década.

Falar que a TV Globo errou feio e errou rude é chover no molhado. Narrador, comentarista, repórter, câmeras, TODOS foram contrários à entrega do prêmio. Estava na cara que era uma zoeira com o goleiro Sidão. Mas veio a ordem de cima para que o troféu fosse entregue mesmo assim. A repercussão foi tão grande que a emissora já anunciou que vai rever o formato do prêmio e pediu desculpas públicas ao arqueiro. Era o mínimo.

Parece que ficou tudo bem. Mas não ficou não.

Todo mundo sabe que vivemos em tempos bem estranhos. Tempos em que a crueldade vem disfarçada de zoeira e a falta de respeito vem disfarçada de piadinha.

Fato é que vários membros da nossa imprensa esportiva se transformaram em “animadores de auditório” há muito tempo. Fala-se pouco do que acontece dentro de campo e de assuntos mais importantes. As polêmicas vazias, as perseguições contra este ou aquele jogador, as críticas sem embasamento com relação aos trabalhos dos treinadores e o preconceito travestido de “cultura do futebol” já tomaram conta das principais mesas redondas do país. E isso quando não me resolvem diminuir os problemas do racismo, do machismo e da homofobia no futebol.

Como eu disse antes, a TV Globo errou feio. Não tinha ninguém ali pra ver que era uma zoeira? Não tinha ninguém ali pra avisar que a entrega do “prêmio” causaria um constrangimento absurdo?

Mas dentro dessa confusão ainda tem o torcedor. Sim, cara pálida. Nós, torcedores.

Zoar é bem bacana. Ainda mais quando seu time vence o rival. Mas existem zoeiras e zoeiras. Na grande maioria das vezes, tudo isso acaba desembocando em falta de respeito com profissionais como eu e você. Sim, eles recebem um salário muito alto. O grande problema é que eu e você cobramos dos jogadores de futebol uma retidão e uma postura que nunca teremos nem no auge da nossa ética. E mesmo assim, exigimos que eles sejam tão doentes como nós. Quando não o fazem, é pedrada na cabeça, desrespeito e piadas sem graça.

A TV Globo tem 99,99 por cento de culpa no caso Sidão. Mas foi o torcedor quem completou o caldo ao usar a internet para “protestar” e ridicularizar o profissional.

Precisamos de mais empatia e de menos crueldade. O futebol costuma refletir muito bem o que acontece na nossa sociedade. E o que eu ando vendo em estádios e campos pelo país não é nada bom.

O BOM TRABALHO DE BARROCA

O técnico Eduardo Barroca conseguiu dar um mínimo de padrão de jogo ao time do Botafogo mesmo sem grandes estrelas no elenco. Sem dúvida é o grande reforço da equipe na temporada.

A HORA E VEZ DE LUXEMBURGO

Essa talvez seja a última oportunidade de Vanderlei Luxemburgo num grande time. O Vasco pode crescer no Brasileirão se seu técnico se ater apenas a campo e bola. A conferir.

O TALENTO DECIDIU A FAVOR DO FLA

O jogo no Itaquerão foi medonho. Mas o talento individual dos jogadores acabou garantindo a vitória do Flamengo sobre o Corinthians pela Copa do Brasil. Ótimo resultado.

E O FLU SE SALVA NO ÚLTIMO LANCE

O gol do menino João Pedro no último lance salvou o Fluminense de uma derrota para o Cruzeiro. Mas ter que chutar mais de 20 vezes pra balançar as redes uma vez é brincadeira.

Aquele abraço e até a próxima!

Veja mais