Ouça a Rádio BdF

Tempero da Notícia: atores da Lava Jato lançam candidatura, Ciro ameaça sair e Lula é favorito

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

No Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, Rodrigo Vianna apresenta novos ingredientes na cena política nacional.

Na Receita da Semana, a análise sobre a dobradinha de um incursão eleitoral de lava-jatistas que reforça o caráter político da operação desde o início.

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro declarou o desejo de disputar eleições presidenciais em 2022. O procurador do Ministério Público Federal (MPF), ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, anunciou a renúncia do cargo e deve sair candidato para algum cargo no Congresso Nacional.

::Ninguém vai sofrer sozinho::

Rodrigo traz ainda o jogo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) na votação da PEC dos Precatórios, que teve adesão de vários deputados de partidos de oposição como PDT e PSB, fato que levou Ciro Gomes (PDT) a suspender a candidatura às eleições de 2022 até que a bancada do partido reavalie o posicionamento.

::Bancada do PDT vota com governo, provoca crise no partido e candidatura de Ciro fica em xeque::

O jornalista aponta também que, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passa vergonha internacionalmente, Lula se consolida como favorito em mais uma pesquisa. 


Pesquisa IPESPE indica Luiz Inácio Lula da Silva com ampla vantagem sobre Bolsonaro e demais adversários / Fonte: IPESPE

Para o quadro Panela de Pressão, Vianna faz o cozido com a extrema-direita no Chile. O país vive um paradoxo: apesar de estarem em construção de nova Constituinte, o candidato de extrema-direita à presidência, José Antonio Kast, lidera a pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (3) pelo instituto Atlas Político, com 31% dos votos.

"Fique de olho nesse nome, ele se apresenta como Bolsonaro chileno", adverte Vianna

No Cafezinho, a celebração do lançamento do filme "Marighella", de Wagner Moura, que tem tido grande identificação com os movimentos populares. O político Carlos Marighella, cofundador da Ação Libertadora Nacional (ALN),  foi morto no dia 4 de novembro de 1969 em uma emboscada organizada pela ditadura militar.

::Wagner Moura sobre o filme Marighella: “Estou preparado para a porrada”::

Onde assistir?

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Veja mais