Organização das mulheres

Curso Promotoras Legais Populares abre inscrições em Curitiba

Objetivo do curso é capacitar mulheres para atuar em situações de opressão e violência, causadas pelo machismo

De Curitiba (PR) |
A 4ª Turma das Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região homenageou Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil, formada na UFPR,  na década de 1940.
A 4ª Turma das Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região homenageou Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil, formada na UFPR, na década de 1940. - Joka Madruga

Todos os dias as mulheres enfrentam situações constrangedoras, violentas e até fatais, pelo simples fato de serem mulheres. É com o objetivo de prepará-las e fortalecê-las para enfrentar e transformar essa realidade que o Curso Promotoras Legais Populares (PLPs) abre inscrições pelo quinto ano consecutivo, com início em 23 de maio.  

Continua após publicidade

Organizado por mulheres e para mulheres, o curso ocorre às noites de segunda-feira, no prédio histórico da praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. A cada um dos 22 encontros serão levantados temas voltados ao empoderamento feminino e ao debate do papel atribuído à mulher na sociedade. Assuntos como o direito da mulher trabalhadora, saúde, diversidade sexual, mídia e violência doméstica fazem parte da programação, que busca abordar a construção e o desenvolvimento das relações de gênero.  

Organização coletiva 

A advogada Adriana Motter já participou das ‘PLPs’ e também contribui na organização. Ela explica que o espaço é coletivo e democrático - todas as mulheres são convidadas também a ajudar a construir o curso. Enquanto a luta feminista enfrenta nomes como Eduardo Cunha e situações que tentam arrancar direitos, as ‘PLPs’ nadam contra a corrente para avançar nas conquistas das mulheres. “É desesperador encarar o cenário de machismo e retrocesso que está aí fora. Mas quando estamos juntas e encontramos o ânimo e a sensibilidade das companheiras vemos que dá pra ter esperança de novo e reconstruir a nossa história”, explicou.  

Uma das mais jovens mulheres a ter participado das ‘PLPs’ é Ana Clara Nunes, de 13 anos. Ela diz que no curso foi possível realmente aprender como as coisas funcionam na sociedade, ver que existem situações que às vezes nem percebemos por estarmos acostumados a elas. “Agora consigo conversar com minhas amigas da escola, por exemplo, e incentivar a enfrentam situações que elas passam também”, contou. O curso é voltado para mulheres do meio popular, trabalhadoras, de movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais, de qualquer idade.

Serviço

O curso é gratuito. Para participar, entre em contato com a organização pelo e-mail [email protected] ou compareça à Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR (NPJ), no prédio histórico da praça Santos Andrade.

Edição: ---