Machismo

Aos 11 anos da Lei Maria da Penha, uma mulher é agredida a cada dois segundos

Iniciativa online visa a informar e conscientizar sobre diversos tipos de violência a que as mulheres são submetidas

|
Segundo Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos uma mulher é assediada na rua, no trabalho ou no transporte público
Segundo Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos uma mulher é assediada na rua, no trabalho ou no transporte público - Reprodução

Para marcar os 11 anos da aprovação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que passou a identificar como crime a violência doméstica e familiar contra a mulher, o Instituto Maria da Penha lançou nesta segunda-feira (7) o Relógios da Violência, que traz informações sobre os tipos de agressão que as mulheres sofrem. 

Continua após publicidade

Entre outros números, o Relógios da Violência revela que a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal, no Brasil. Também a cada dois segundos, uma mulher é assediada – na rua, no trabalho ou no transporte público. A cada 23 segundos é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento. E de dois em dois minutos, uma mulher é morta por arma de fogo. 

Continua após publicidade

A iniciativa visa a informar as pessoas para que saibam caracterizar os diversos tipos de violência contra a mulher e, assim, denunciar as violações, ampliando o acesso à lei. "Os dados são alarmantes e precisam ser pulverizados para que homens e mulheres se conscientizem do cenário violento que vivemos", diz Maria da Penha. 

Continua após publicidade

Além dos diferentes "relógios" que registram os crimes ocorridos, o site traz informações sobre prevenção e combate à violência. Mostra, ainda, o ciclo desenvolvido pela psicóloga Leonor Walker, que identifica três fases do comportamento do agressor, que vai do aumento da tensão até a reconciliação, passando pelo ato violento. 

Edição: RBA