Ditadura

Livro resgata escrachos do Levante Popular da Juventude a torturadores

Tese de mestrado de historiadora dá origem a livro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Movimento realiza atos contra torturadores da ditadura, desde 2012. As manifestações farão parte do livro, em memória às vítimas da Ditadura
Movimento realiza atos contra torturadores da ditadura, desde 2012. As manifestações farão parte do livro, em memória às vítimas da Ditadura - Reprodução/ Levante Popular da Juventude

Dulene Aleixo Garcez dos Santos, Aparecido Laertes Calandra, Brilhante Ustra são alguns dos torturadores da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), que foram "escrachados" pelo movimento Levante Popular da Juventude. As ações "em prol da memória" e contra impunidade foram compiladas da tese de mestrado da historiadora Ana Paula Brito e se tornaram um livro sobre o tema. O lançamento ocorreu hoje (12), no Memorial da Resistência, em São Paulo.

“Escracho aos Torturadores da Ditadura” traz manifestações realizadas pelo Levante a partir de 2012. Um ano depois da Comissão Nacional da Verdade ser sancionada e que é responsável por investigar violações entre os anos de 1946 e 1988, período em que centenas de militantes foram brutalmente assassinadas pelo Regime Militar e seus algozes.

A análise interdisciplinar é um resgate histórico da memória e o esforço por justiça e verdade para esclarecer a sociedade civil o ocorrido neste período.

Em entrevista ao movimento, a autora fala sobre suas intenções e perspectivas com o livro, que aborda a violência do passado que reflete no presente: “Quando a PM desaparece com corpos, por exemplo, ela faz isso porque tem certeza da impunidade. A PM foi formada para reprimir, ela não foi educada para os direitos humanos e tudo isso fruto da ditadura”, afirma Brito.

Edição: Vanessa Martina Silva