Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Diplomacia

Celso Amorim: Proposta de Trump de intervenção militar na Venezuela é “irresponsável”

Roberto Requião (PMDB) apresentou, nesta quinta, um requerimento no Senado sugerindo um voto de censura à ameaça dos EUA

17.ago.2017 às 19h39
Brasília (DF)
Cristiane Sampaio
O ex-ministro de Defesa Celso Amorim disse que a conduta pede um posicionamento enérgico por parte da Unasul e do Mercosul

O ex-ministro de Defesa Celso Amorim disse que a conduta pede um posicionamento enérgico por parte da Unasul e do Mercosul - Agência Brasil

O ex-ministro da Defesa Celso Amorim classificou como “irresponsável” a atitude recente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ameaçar fazer uma intervenção militar na Venezuela para depor o presidente Nicolás Maduro, que enfrenta uma intensa crise político-econômica no país.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Amorim disse que a conduta pede um posicionamento enérgico por parte da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), e também do Mercosul, bloco composto atualmente por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, uma vez que a Venezuela foi suspensa.  

“É uma coisa muito irresponsável e merecia uma reação, independentemente de ideologia. Se Trump dissesse a mesma coisa sobre o governo da Colômbia ou sobre o Peru — que não são regimes de esquerda, digamos assim —, por qualquer motivo que fosse, a reação teria que ser a mesma", ressalta o diplomata.

Para Amorim, que também foi ministro das Relações Exteriores nos governos Lula e possui larga experiência com a diplomacia, eventuais divergências políticas em relação à Venezuela não podem ser motivo para ameaças à soberania do país. “Você pode gostar ou não gostar da maneira como foi eleita a Constituinte, mas não pode, de maneira alguma, ameaçar a integridade territorial de um Estado, a soberania de um Estado latino-americano da maneira como isso foi feito agora", enfatiza

Nesta quinta-feira (17), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou um requerimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado, sugerindo que seja feito um voto de censura à ameaça feita por Trump. O colegiado deve apreciar o pedido na próxima quinta-feira (24).   

O peemedebista apontou que o governo estadunidense financia a oposição venezuelana para derrubar o governo de Maduro por conta dos interesses econômicos relacionados às reservas de petróleo do país.  

O senador lembrou ainda que o Estados Unidos são autores de intervenções militares em países como Iraque, Síria e Somália. Diante desse cenário, ele alertou para o risco de mais turbulência na relação entre os estadunidenses e o restante do continente: “Leva à instabilidade na América do Sul. Os nossos países todos têm relações comerciais muito próximas entre uns e outros, e o que pode acontecer é trazer uma instabilidade como a que a gente conhece em outros lugares do mundo."

Nesse sentido, o ex-ministro Amorim avalia que para além dessas questões, a declaração de Trump, dada há cerca de uma semana, fere as normas internacionais. “A ONU é muito clara quando fala não só da agressão, mas também da ameaça do uso da força como algo que não pode ser aceito. E o que está colocando na fala do presidente Trump é uma ameaça. A integridade territorial dos Estados e o principio do não uso da força armada e da não ameaça do uso da força armada são princípios fundamentais do Direito Internacional da nossa região".

A Venezuela vive uma grave crise política e econômica, gerada pelas sucessivas ações desestabilizadoras da oposição. Recentemente, o governo Maduro convocou a realização de uma Assembleia Constituinte com o objetivo de pacificar o país. No entanto, o boicote dos opositores e a pressão de países como os Estados Unidos para que o presidente deixe o cargo agravaram ainda mais a situação.

Editado por: Camila Salmazio
Tags: nicolas maduroradioagênciatrumpvenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Prêmio do MEC

‘Educação brasileira funciona com metade dos recursos necessários’, diz Daniel Ca

Ato esvaziado

Inelegível e descartado pela elite, Bolsonaro é ‘carta fora do baralho’ para 2026, analisa cientista político

ORÇAMENTO DOS EUA

Sheinbaum anuncia programa para apoiar mexicanos diante de possível imposto de Trump sobre remessas

Gustavo Petro

Presidente da Colômbia acusa ex-ministro de traição após áudios que sugerem tentativa de golpe

VIDA DAS MULHERES

‘Daiane vive’: etnofeminicídio, justiça e mobilização indígena

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.