Rio de Janeiro

Copa do Mundo

Papo Esportivo | Tite é unanimidade na Seleção Brasileira?

É muito complicado ver Luan e Vanderlei de fora das últimas listas de convocados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Tite comanda treino na Seleção Brasileira
Tite comanda treino na Seleção Brasileira - Lucas Figueiredo / CBF

Acredito que muitos sejam apaixonados pela Seleção Brasileira. Não, amigo. Não estou falando da galera que vestiu amarelo e foi fazer papel de trouxa lá perto da FIESP. Tô falando da Seleção mesmo. A chamada Pátria de Chuteiras. Essa que teve Pelé, Zico, Zizinho, Leônidas da Silva, Marta, Formiga e outras lendas do futebol brasileiro. E como todo apaixonado por essa lenda chamada Seleção, a expectativa pela Copa do Mundo cresce consideravelmente nesses dias. Assim como cresce a atenção em torno de quem comanda o time. Sim, amigo. Vamos falar do Tite.

Quando ele assumiu o comando da Seleção Brasileira, o time passava por um momento extremamente complicado. Falava-se até em ausência no Mundial pela primeira vez na história. Tite chegou depois do clamor da imprensa, arrumou a equipe, achou um lugar para Neymar e Gabriel Jesus e recolocou o escrete canarinho de volta nos trilhos. Diante de tudo o que eu e você vimos, me parece que o treinador da Seleção é unanimidade entre os torcedores. Será mesmo?

Tite tem muitos méritos. É um baita treinador. Tanto que apostou em Paulinho e Renato Augusto quando os dois atuavam no futebol chinês para montar a sua equipe. Deu um afago em Neymar e mostrou onde ele rendia mais. E ainda apostou em nomes como Alisson Becker, Casemiro e Philippe Coutinho. O grande x da questão está nas suas últimas convocações. Por mais que eu acompanhe o futebol internacional fica complicado entender por que o treinador apostou em nomes como Taison e Willian José e deixou o gremista Luan de fora da última lista antes da convocação final. Assim como também é difícil ver Vanderlei (goleiro do Santos) matar um leão por dia e não ser lembrado nenhuma vez.

É natural que Tite queira fazer suas escolhas e privilegiar sua estratégia de jogo. Por outro lado, a sua “teimosia” com certos nomes deixa este que vos escreve com uma pequena pulga atrás da orelha. Será que nosso treinador ainda é unanimidade? E será que não tinha ninguém melhor que certos nomes convocados?

Cartas para a CBF…

ÁRBITRO DE VÍDEO
O árbitro de vídeo foi confirmado na Copa do Mundo. A tendência é que erros históricos como o gol da Inglaterra na Copa de 1966 e “la mano de Díos” não passem mais despercebidos. Isso pelo que a FIFA diz. A conferir.

MAIS SELEÇÃO BRASILEIRA
Falei de Luan, falei de Vanderlei, mas é preciso falar de Arthur. O volante do Grêmio anda jogando demais. E tem vaga nesse meio-campo da Seleção Brasileira. Ainda mais com Renato Augusto em má fase.

COPA DO BRASIL
O Botafogo saiu na primeira fase. O Fluminense saiu na terceira. Flamengo e Vasco só entram nas oitavas de final. Será que os clubes do Rio de Janeiro vão pagar mico na Copa do Brasil ou rubro-negros e vascaínos vão honrar o estado? Tá puxado, viu?

CAMPEONATO CARIOCA
Parece que vamos ver os quatro grandes do Rio disputando o título mais uma vez. E com uma média de público ridícula e com jogos medonhos. Depois reclamam quando pedem o fim dos campeonatos estaduais…

Grande abraço e até a próxima!

Edição: Vivian Virissimo