Rio de Janeiro

Convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

PAPO ESPORTIVO | Quais serão os 23 eleitos de Tite?

O mundo vai conhecer os convocados para a Copa do Mundo Rússia 2018 nesta segunda-feira. Quem estará na lista final?

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Tite, técnico da Seleção Brasileira
Tite, técnico da Seleção Brasileira - Lucas Figueiredo / CBF

No próximo dia 14 de maio, o mundo vai conhecer a lista final de convocados para a Copa do Mundo Rússia 2018. Tite vai revelar seus 23 escolhidos para defender a Seleção Brasileira na caminha rumo ao hexacampeonato mundial. E quanto mais chegamos perto da data da convocação, mais os torcedores fazem as suas apostas sobre quem estará na lista e quem será deixado de lado pelo técnico do escrete canarinho.

A gente sabe que Tite tem um plano de jogo muito bem definido e que os jogadores escolhidos precisam ter determinadas características para esse plano funcionar perfeitamente. Esse talvez seja o motivo pelo qual jogadores como Luan tenham ficado de fora das últimas convocações. O estilo de jogo do atacante gremista é bem diferente daqueles que vêm sendo convocados (Taison, Willian José, Giuliano, dentre outros). Este que vos escreve levaria Luan justamente pelo fato da Seleção Brasileira ter outra carta na manga, algo diferente daquilo que Tite vem fazendo ultimamente, mas também compreende que o treinador tem as suas convicções (mesmo que morra abraçado com elas no final).

Mas as grandes incógnitas estão em dois nomes tidos como certos na lista final. O lateral-direito Daniel Alves sofreu uma lesão no joelho na final da Copa da França e vai ficar três semanas em recuperação para saber se vai precisar passar por cirurgia. Não consigo pensar em outro lateral-direito com a mesma qualidade e experiência do que o jogador do Paris Saint-Germain. Se Dani Alves não puder disputar a Copa do Mundo, será uma perda e tanto para Tite. E ninguém sabe qual será o estado de Neymar no Mundial da Rússia. O retorno aos gramados deve acontecer em breve, mas o condicionamento físico do camisa 10 preocupa. Será que ele vai recuperar o bom futebol dos meses anteriores? Não por acaso Tite tratou de tentar acabar com “Neymardependência” na Seleção Brasileira nos amistosos contra a Rússia e a Alemanha no início do ano.

Além deles, ainda existem as dúvidas em algumas posições. Quem será o terceiro goleiro? Pedro Geromel estará na lista? O volante Arthur e o meia Rodriguinho serão as surpresas? E Luan? Será que o melhor jogador da América do Sul em 2017 será mesmo chamado? Só saberemos na próxima segunda-feira. Certo é que a Seleção Brasileira vai forte para a Copa do Mundo e tem tudo para fazer uma boa campanha. E tomara que o hexa finalmente venha.

Grande abraço e até a próxima!

Edição: Brasil de Fato (RJ)