Paraná

CURITOWN

Exposição conta a história da cultura do skate em Curitiba

Mostra traz também depoimentos de skatistas curitibanos das décadas de 70 a 2000

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Exposição conta com fotos antigas da prática do skate como essa, na Rua Mormons em 1977.
Exposição conta com fotos antigas da prática do skate como essa, na Rua Mormons em 1977. - Luiz Hernani Scharf

Skate, fotografia, vídeo, marcas, fábricas, campeonatos, nomes de destaque, pioneiros do skate na capital. Este universo esportivo e cultural será mostrado na exposição "Curitown - a cultura do skate em Curitiba", que fica até dia 20 de agosto no Museu Municipal de Arte de Curitiba – Muma, trazendo para os skatistas e para um público amplo a cultura do skate curitibano, um dos mais tradicionais do Brasil.

Com um expressivo número de praticantes, muito se deve a existência de gerações que preservam a prática ao longo do tempo e dos lugares. Pista do Gaúcho, Ambiental e Drop Dead Skatepark geraram skatistas de qualidade para Curitiba e para fora dela, sendo, nas décadas de 1990 a 2000, considerada a capital do skate do Brasil.

Na exposição os visitantes terão a oportunidade de assistir a um documentário, com o mesmo da exposição, produzido pela Editora Máquina de Escrever, com depoimentos de skatistas pioneiros chegando até os campeões mundiais. E, ainda, o público poderá conferir obras e fotografias de skatistas que desenvolvem trabalho nas artes visuais, mais a diversidade de rodinhas, shapes, revistas, livros, skates antigos, roupas e objetos utilitários que são feitos a partir da reciclagem de componentes do skate.

Ao longo do período da exposição, também ocorrerão sessões de skate com a demonstração de performance de alguns dos skatistas entrevistados e oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz.

Serviço

Exposição – Curitown – a cultura do skate em Curitiba

De 16 de junho a 20 de agosto de 201

Onde – Museu Municipal de Arte de Curitiba | Av. Rep. Argentina, 3.432 - Portão, Curitiba - PR, 80610-260

Visitação: terça a domingo, das 10h às 19h

Entrada Gratuita

Edição: Laís Melo